A montadora de produtos eletrônicos Foxconn, que é parceira da Apple, comunicou nesta terça-feira à presidente Dilma Rousseff a intenção de investir US$ 12 bilhões no Brasil em um projeto de cinco anos. No encontro com Dilma, o dono da empresa, Terry Gou, colocou um iPad 2 na mesa e disse que o produto será montado até novembro nas plantas que a Foxconn possui no país.
Continua depois da publicidade
A empresa tem cinco fábricas e emprega 5,7 mil pessoas no Brasil, onde já investiu US$ 700 milhões. Se o investimento for realizado, a fábrica vai criar 100 mil empregos diretos, dos quais 20 mil vagas para engenheiros.
Fundada em 1974, em Taiwan, a empresa Foxconn é a maior fabricante de componentes eletrônicos e de computador no mundo. Entre os produtos mais famosos estão iPod, iPad e iPhone da Apple, PlayStation 2 e PlayStation 3 da Sony, Wii do Nintendo, Xbox 360 da Microsoft. Além disso, são produzidos telefones celulares da Motorola e componentes para Intel, Dell e Hewlett-Packard.
Na primeira manifestação aos jornalistas desde que chegou à China, Dilma revelou que outras duas empresas de telecomunicações e componentes eletrônicos estão interessadas em investir no Brasil.
Nesta terça-feira, foram assinados 22 convênios, com ênfase especial ao investimento em pesquisa e tecnologia. Nesta noite (horário na China), Dilma participou de um seminário de negócios com quase 300 empresas brasileiras e chinesas.
Continua depois da publicidade