A IoT no esporte é um termo utilizado para designar tecnologias inteligentes que são capazes de se conectar à rede para trocar dados com outros dispositivos semelhantes. Dessa forma, cria-se um ecossistema de ferramentas que se auxiliam para desenrolar diferentes funções em várias modalidades esportivas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Internet das Coisas não é uma virtude exclusiva dos esportes, mas já se provou muito útil tanto em competições profissionais quanto no aprimoramento de treinos. Algumas de suas principais vantagens incluem:

  • Auxílio de árbitros em partidas profissionais;
  • Mais precisão na análise de jogadas;
  • Monitoramento de performance e saúde dos atletas;
  • Compartilhamento de dados em tempo real com o público.

A seguir, entenda melhor como a Internet das Coisas vem contribuindo positivamente com o ramo esportivo:

Continua depois da publicidade

IoT no esporte profissional

A IoT já é parte ativa das maiores competições esportivas do mundo. No futebol, por exemplo, existem chips equipados no interior das bolas que transmitem sinais diretamente ao relógio utilizado pelos árbitros. Quando a bola cruza a linha do gol, o juiz consegue confirmar a pontuação com facilidade e sem risco de erros.

Esse tipo de tecnologia também já se mostrou interessante para a torcida. Na Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar, os torcedores tinham a oportunidade de baixar um app da própria FIFA e acompanhar dados em tempo real, como posicionamento da bola no campo e velocidade dos chutes.

A forma como a tecnologia é explorada varia de acordo com a necessidade do esporte. Na natação, as piscinas são equipadas com um display submerso que atualiza automaticamente o número de voltas conforme os atletas progridem. Já no tênis existem sensores que conseguem localizar com exatidão o posicionamento da bola.

IoT na preparação dos atletas

A tecnologia já evoluiu a um ponto em que é possível até mesmo proteger os atletas de diversos riscos relacionados à sua saúde. Hoje já existem roupas equipadas com sensores que fornecem dados em tempo real, incluindo frequência cardíaca, nível de hidratação, temperatura do corpo e mais.

Continua depois da publicidade

No futebol, essa ferramenta já é amplamente utilizada, a fim de garantir a segurança dos atletas em campo. Em alguns casos, os sensores instalados conseguem até mesmo prever risco de lesões, possibilitando que sejam tratadas antes que evoluam para um quadro mais sério.

Aqui deve-se unir a praticidade da tecnologia com a expertise dos profissionais graduados na faculdade de educação física, pois seu conhecimento é essencial para a interpretação dos dados e estratégias para prevenir lesões. 

Leia mais

Entenda os benefícios do chatbot no marketplace de compra e venda

Como o pagamento digital contribui com a sustentabilidade?