Você já se perguntou onde estavam, há dez anos, os atacantes, zagueiros, goleiros e reservas que representaram o Brasil no maior evento futebolístico do mundo? Muitos talvez estivessem brincando de bater bola em campinhos de bairro, mas estavam fazendo isso todo dia, depois da escola, nos finais de semana. Que o Brasil é o país do futebol, isso todo mundo sabe. No entanto, o que muitas vezes pode passar despercebido para quem não acompanha o esporte fora da época do mundial, é a quantidade de tempo, energia e dedicação investida para que a equipe alcance a sua melhor forma para buscar um título.
Continua depois da publicidade
Investir é sempre uma escolha desafiadora. A cada decisão tomada, precisamos deixar algo para trás para que possamos correr em busca de nossos sonhos. Esse é o caso de Guilherme Colomé, preparador de goleiros e torcedor apaixonado por futebol: o amor pelo esporte veio cedo, mas foi só mais tarde que se tornou uma carreira profissional.
Acompanhando o futebol e também o futsal, esporte bastante forte na região do interior de Santa Catarina em que cresceu, ele logo pegou gosto e quis saber mais sobre como essas modalidades funcionam.
— Com o passar do tempo, comecei a entender o esporte como expressão e veículo social e econômico, além de cultural. Por isso, comecei a me interessar também por outros esportes, principalmente aqueles em equipe, e tive muita vontade de conhecer as regras, costumes, origens e tradições deles e de seus principais praticantes.
Continua depois da publicidade
Além de entender melhor as regras que comandam tudo o que acontece dentro dos campos e das quadras, Guilherme também encontrou no esporte uma forma de expressão, de socializar e construir relações.
— O futebol mudou minha vida de várias formas. Na infância, foi uma forma de socializar e de me comunicar. Eu não era uma criança com muitos amigos e tinha dificuldades de me encaixar. Não era que eu fosse ruim demais no jogo, mas também não tinha as habilidades necessárias para me destacar. Aos poucos, fui encontrando meu lugar no gol, embaixo das traves — relata.
Investindo no sonho
Formado em Direito, ele atuou na área durante a graduação e também depois de formado, mas a paixão pelo esporte nunca ficou de lado. Em 2019, em uma experiência de estudo fora do país, aliou seu ramo de estudos ao futebol e se especializou em Gestão do Esporte. Lá, jogou futebol universitário, de modo que seguiu praticando a função de goleiro e criando conexões com amigos e colegas de equipe. Isso o levou a tomar uma decisão: deixar o Direito e atuar profissionalmente no esporte.
— Nesse período de intercâmbio em que fiz meu mestrado, vi como o esporte pode influenciar positivamente as pessoas e mudar vidas. Então, decidi mudar a minha para tentar mudar também a vida de outras pessoas para melhor.
Continua depois da publicidade
Argentina x França: veja data, horário, local e mais informações da final da Copa do Mundo
Por mais que a mudança tenha sido grande, ele afirma que não foi uma decisão difícil. Com apoio da família e dos amigos, bastou apenas encontrar as oportunidades certas para se inserir no ramo. Hoje, Guilherme trabalha como preparador de goleiros em times do Paraná e estuda Educação Física.
Após a experiência da transição de carreira, que dependeu de investimento de tempo, estudos e dedicação para acontecer, Guilherme destaca que é importante sempre ter um planejamento das metas que se quer atingir e, mais do que isso, um plano para como alcançá-las:
— Da mesma forma que os melhores clubes de futebol realizam planejamentos semestrais e conseguem concluir grande parte das suas tarefas, pessoas com boa capacidade de gestão e entendimento da sua realidade conseguem realizar investimentos interessantes e que podem trazer inúmeros retornos positivos.
E você? Quais são seus sonhos e metas? Seja assistir aos jogos da Copa no Qatar, mudar de carreira, viajar, comprar uma casa ou qualquer outro desejo, é importante colocar no papel as maneiras pelas quais você pode dar os primeiros passos para realizá-lo. Conheça o portfólio de investimentos do Sicoob e comece a investir no que te faz bem.
Continua depois da publicidade
Que tal investir no que te faz bem? O Sicoob oferece diversas soluções para cada tamanho de sonho.
Leia também
Do PSG à final da Copa do Mundo: Mbappé e Messi estão empatados na artilharia
Deschamps é o quarto treinador a disputar duas finais consecutivas na Copa do Mundo