Floripa é uma cidade que pulsa vida, com atividades de lazer, paisagens de tirar o fôlego e espaços culturais para criar boas memórias. E neste novo capítulo, a capital terá ainda mais motivos para comemorar. No dia 23, data do aniversário de Floripa, será inaugurada a Praça Forte São Luís e a entrega do aguardado alargamento da faixa de areia da Praia dos Ingleses, incentivando ainda mais a população a desfrutar de espaços públicos e fortalecendo os vínculos com a comunidade, de acordo com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Um novo espaço para viver Floripa
A Praça Forte São Luís, localizada em frente ao Beiramar Shopping, na esquina entre a Avenida Beira-Mar Norte, Avenida Mauro Ramos e Rua Bocaiúva, é um dos mais significativos espaços da capital catarinense, que se torna a partir de agora uma praça para uso de toda a população, a partir dos esforços da Prefeitura de Florianópolis para a revitalização.
A obra foi executada pela empresa Habitasul e a adoção ocorreu por meio do programa Adote uma Praça, uma iniciativa da FloripAmanhã, que já revitalizou mais de 100 locais para a comunidade sem a necessidade de investimentos públicos. A adoção da Praça Forte São Luís tem apoio do Movimento Floripa Sustentável.
Conheça empresa paranaense que tem expandido em SC
O projeto faz um resgate histórico do forte que existia no local, que foi construído em 1771 e demolido quase sete décadas depois. O projeto da praça, elaborado pelo escritório JA8, da arquiteta Juliana Castro, foi doado pelo Beiramar Shopping.
Continua depois da publicidade
Após a demolição do forte, a área ficou abandonada e, no início do século XIX, adaptou-se ali uma fonte pública, transformando o local em um largo, com área livre para montagens de feiras. O terreno de 50 metros por 40 metros acabou nas mãos do Exército que, em 2018, foi cedido para a Prefeitura da capital e que agora se transforma em uma praça no dia do seu aniversário.
Alargamentos das praias do Norte da Ilha
Por falar em presentes, a população de Florianópolis já conta com o alargamento da Praia de Canasvieiras, realizado em 2020, e agora está para ganhar o da Praia dos Ingleses, que já entrou na reta final para a conclusão. Além disso, a próxima praia a receber o alargamento será a praia de Jurerê.
Em construção: Ingleses
As obras do alargamento da Praia dos Ingleses iniciaram em janeiro deste ano, com a chegada da embarcação russa Optimus, que iniciou a dragagem para ampliar a faixa de areia. O alargamento contempla o trecho de 2,87km com a faixa de areia mais estreita, que vai do Canto Sul, onde ficam as dunas, até 500 metros antes da Foz do Rio Capivari. Essa faixa antes era de cerca de 20 metros, enquanto, no Canto Sul, chegava a inexistir em alguns pontos. A expectativa é que passe a ter uma largura de 45 metros ao final das obras, e de 35 metros após a conformação feita pela maré.

Ao todo, a área a ser trabalhada vai receber um volume de 462 mil m³ de areia a ser retirada de jazida submarina que fica a mil metros de distância da orla, e que tem a mesma coloração e granulatura (dimensão) da que perfaz o balneário, atualmente. O projeto custará ao município R$ 18,8 milhões.
Continua depois da publicidade
Já entregue: Canasvieiras
Em janeiro de 2020 foi realizada a entrega do engordamento da Praia de Canasvieiras, que recebeu cerca de 400 mil metros cúbicos de areia coletada por uma potente draga holandesa. Foram acrescentados 50 metros de largura da faixa de areia.

Segundo informações da Prefeitura de Florianópolis, após o investimento de R$ 10,5 milhões na execução do alargamento, o espaço que antes era disputado e limitado, agora pode receber os banhistas com mais qualidade.
Vem aí: Jurerê
A faixa de areia da Praia de Jurerê será a terceira a passar por engordamento. Dessa forma, toda a extensão de 3,38 km da Praia de Jurerê, que é considerada o balneário mais movimentado da cidade na alta temporada, será beneficiada. A ideia é a de que a orla, que inexiste em alguns pontos, fique, inicialmente, com uma largura uniforme de 45 metros e de 30 a 35 metros depois da acomodação da maré. Neste caso, a jazida fica a 1.350 metros de distância da costa e serão “puxados” 427 mil m³ de areia com as mesmas características da praia.
Fique por dentro de todas as ações realizadas pela PMF acessando o site.
Leia também
Grande Florianópolis ganha novo Centro Integrado de Saúde
A magia que molda a história de Florianópolis ainda respira
Você sabia que o idioma de Florianópolis poderia ser o espanhol?