As suítes do hotel Hilton Garden Inn. na Praia Brava, em Itajaí, entram no mercado de reservas no mês que vem. O Grupo Riviera, responsável pelo empreendimento, já apresentou a suíte-modelo para vistoria da rede. O processo é minucioso, para que os quartos sigam o padrão internacional. A abertura está prevista para o 1º trimestre do ano que vem.

Continua depois da publicidade

O Hilton é um dos cinco hotéis que estão em obras na cidade. Também inauguram nos próximos meses unidades das redes Ibis, Mercure, Novotel e Super 8. Outros dois empreendimentos, com bandeiras Bluetree e Tulip Inn, já foram anunciados.

Em um ano, o número de leitos em Itajaí deve chegar a 3,8 mil, o dobro do que a cidade tem hoje. Para o secretário de Turismo, Evandro Neiva, a chegada da primeira edição da Volvo Ocean Race, em 2012, foi o que despertou a cidade para a necessidade de melhorar a oferta de hospedagem. Mas o que atraiu as grandes redes é o ganho constante proporcionado pelo turismo de negócios. Diferente de outras cidades da região, Itajaí tem uma média de 45% a 50% de ocupação o ano inteiro.

Recentemente, a aposta em “vender” a cidade também como destino cultural e de sol e mar tem garantido que pelo menos metade dos turistas que chegam a negócios retornem à cidade nos meses seguintes, a lazer.

O desafio, segundo o secretário, é qualificar a oferta de serviços. A maioria dos restaurantes, por exemplo, tem limitações de horários que prejudicam o apelo turístico. Recentemente o Sebrae passou a prestar uma consultoria aos empresários da gastronomia, para que formem uma associação de bares e restaurantes. O primeiro passo para um projeto de profissionalização do turismo como aposta de alternativa econômica.

Continua depois da publicidade