O poder público precisa dar o suporte necessário para que os

diversos setores da economia se movimentem, produzam riquezas,

criem empregos e pavimentem bons indicadores sociais.

É sabido que o quadro de deterioração da infraestrutura prejudica o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro. Recente estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com as federações das indústrias do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul identificou que são necessários R$ 70 bilhões para investimentos em quase 200 projetos que podem destravar os nós logísticos e aumentar a competitividade dos três Estados. O levantamento, intitulado Sul Competitivo, foi adotado pelo governo federal para ajudar na formulação de políticas de infraestrutura para a região Sul, que representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O objetivo é identificar gargalos importantes que atrapalham os negócios e acabam fazendo a diferença, por exemplo, na balança de exportações.

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São entraves cotidianos que impactam toda a cadeia produtiva, com reflexos diretos em indicadores de geração de emprego e renda. Os custos de transporte são extremamente relevantes nessa conta, conforme tem enfatizado, com absoluta razão, a CNI. O Porto de Imbituba, conforme anúncio oficial feito quinta-feira, vai receber R$ 93 milhões dos governos estadual e federal. São R$ 50 milhões para obras em estradas e em vias de acesso ao porto e mais R$ 43 milhões para viabilização dos necessários projetos de ampliação da capacidade do terminal.

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Não há sentido falar em aumento da produção industrial – e no macrodesenvolvimento da economia estadual -, sem uma efetiva mudança do quadro logístico. Previsão da SC Parcerias, empresa pública que administra o porto, é de que esses novos investimentos públicos dupliquem a capacidade de movimentação portuária até 2017. Além disso, uma dragagem pretende aumentar a profundidade do canal dos atuais 11 metros para 15 metros, permitindo a operação de navios maiores – importante demanda não só do Estado mas também da região Sul.

O poder público precisa dar o suporte necessário para que os diversos setores da economia se movimentem, produzam riquezas, criem empregos e pavimentem melhorias capazes de sustentar uma sociedade com indicadores cada vez melhores e com níveis ascendentes de qualidade de vida. O Brasil precisa recuperar o atraso quando se fala em investimentos em infraestrutura. São projetos caros e estratégicos, muitos com execução demorada, e com resultados em médio e em longo prazo. Portanto, quanto antes começarem, melhor.