Um investimento milionário promete garantir a instalação de um setor de radioterapia no Hospital Regional de Rio do Sul. Atualmente, os pacientes do Alto Vale do Itajaí que precisam do serviço têm de viajar a Blumenau para receber o tratamento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Rio do Sul e região por WhatsApp

O dinheiro para o acelerador linear, como é chamado o equipamento, sairá da Secretaria de Estado da Saúde. O convênio para os R$ 10 milhões foi assinado nesta quinta-feira (4) pelo governador Jorginho Mello. Quando o recurso entrar na conta do hospital, será feita a aquisição do equipamento.

O aparelho é importado e deve levar alguns meses para chegar após a conclusão da compra.

Enquanto isso, o hospital precisa fazer os estudos técnicos para definir onde será instalada a Casamata, um espaço com estrutura robusta preparada para receber o aparelho de radioterapia. Essa etapa deve custar outros R$ 4,5 milhões e ainda é preciso captar o recurso.

Continua depois da publicidade

A expectativa da direção é que leve um ano para tudo ficar pronto.

O Hospital Regional de Rio do Sul começou a funcionar em 19 de março de 2018 e desde então já atendeu 26,7 mil pacientes em tratamento contra o câncer. O serviço possui equipamentos com tecnologia avançada, com foco principalmente em quimioterapia para pacientes adultos do Alto Vale do Itajaí. Até hoje, já foram feitas mais de 51 mil consultas ambulatoriais e 35,8 mil quimioterapias.

Entretanto, de 2023 até junho de 2024, foram feitos em Blumenau 273 atendimentos de radioterapia de pacientes do Alto Vale do Itajaí. São principalmente moradores de Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ituporanga, Agrolândia, Taió e Pouso Redondo. A duração dos tratamentos pode oscilar entre 10 e 40 dias úteis, dependendo da doença do paciente.

Leia mais

Empresários de Blumenau e região formavam “rodízio do crime” para lucrar em licitações

Polícia fecha o cerco contra agiotas de SC que sequestravam e aterrorizavam “maus pagadores”