Um investimento milionário no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, garantiu a abertura de mais 10 leitos de UTI Neonatal — para bebês recém-nascidos. A ampliação é fruto de um pedido do governo do Estado, feito no início do ano, diante da falta de vagas na rede pública de saúde de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Para abrir os leitos, a unidade passou por reforma e foi necessário comprar mais equipamentos. Parte do R$ 1,6 milhão usado veio de recursos arrecadados através da Trimania. O hospital também precisou contratar mais funcionários e desde as 19h desta segunda-feira (10) já conta com 20 leitos de UTI Neonatal.

De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, os leitos são permanentes. Ou seja, não serão desativados quando houver baixa demanda. Conforme o hospital, ainda é preciso a habilitação das novas vagas, mas isso não irá interferir no atendimento aos pacientes que chegarem à unidade.

A ampliação da UTI Neonatal representa um marco na história do Hospital Santo Antônio, referência para 14 municípios em gestação de alto risco. Em 2022, passaram 202 pacientes pelo setor, que contava com 10 leitos e, agora, com a ampliação da estrutura, passa a funcionar com 20.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Hospital de Blumenau inaugura nova sala de cirurgia para agilizar fila de espera do SUS

Artistas de Blumenau preparam musical filantrópico para ajudar Hospital Santo Antônio