Ir a um show é muito mais do que diversão. Além de curtir boa música e ver de perto o artista favorito, quem garante um lugar na plateia ganha bem mais do que investe. No entanto, encarar a compra como investimento e não gasto é uma questão cultural, pelo menos é o que dizem especialistas no assunto. Enquanto uns não se importam em investir um pouco mais em shows, outros dispensam o gasto.

Continua depois da publicidade

– Na Europa, por exemplo, os estudantes guardam dinheiro para ir a espetáculos muito antes da data. São culturas diferentes, é uma postura diferente sobre como você vai gastar o seu dinheiro. Tudo depende do conjunto de valores e prioridades que cada um tem na vida – explica a professora universitária de Música Noemi Kellermann.

::: Saiba como é calculado o valor final de um ingresso de show

Para Melita Bona, coordenadora do curso de Música da Furb, em Santa Catarina a formação de público ainda está em construção. Ela acredita que a apreciação de um evento cultural só é possível quando há orientação dos pais e professores desde os primeiros anos de vida:

Continua depois da publicidade

– Educação não cai no seu colo, é algo que você constrói. Ninguém nasce com cultura. Você mesmo faz o seu patrimônio cultural à medida que se educa neste sentido. As pessoas precisam saber mais sobre o que estão assistindo, elas ainda não têm a capacidade de decodificar o que veem, o que possibilita a apreciação daquilo. Essa é a importância da educação cultural.

Ineditismo e expansão do repertório musical

A professora Noemi acrescenta que a vantagem de assistir a um espetáculo é o ineditismo:

– Uma apresentação nunca é igual a outra. Eu gosto de comprar vídeos de shows, musicais, tudo que envolve música. Mas não tem nem comparação estar na minha sala assistindo a isso e ver ao vivo em uma sala de espetáculo. Lá eu estou com mais pessoas que têm a mesma comunhão e a mesma expectativa que eu, lá tenho a espontaneidade do artista.

::: Preço do ingresso resulta em shows cancelados em Santa Catarina

A blumenauense Maeli Cristina, 20 anos, diz que não deixa de ir a um show se o valor do ingresso for alto:

Continua depois da publicidade

– Acredito que quando prestigiamos boas atrações serve de incentivo para a organização de novos shows na cidade onde vivemos. O show permite conhecer novas músicas, expandir o repertório musical. Venho sendo beneficiada também por poder ter um contato com músicos que admiro.