Um homem investigado no caso dos ataques criminosos que ocorreram na Grande Florianópolis em outubro do ano passado foi preso nesta quarta-feira (15). A prisão ocorreu durante uma operação que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A operação deflagrada nesta quarta busca investigar a participação nos ataques realizados na Grande Florianópolis no dia 19 de outubro, em que barricadas interditaram pontos de trânsito na capital e em outras cidades da região.

Quatro mandados de busca e apreensão requeridos pela 39ª Promotoria de Justiça da Capital e deferidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Comarca da Capital foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

O homem preso nesta quarta teria sido identificado e localizado por conta de publicações feitas em um perfil nas redes sociais, incitando os ataques.

Continua depois da publicidade

Durante as investigações, as equipes verificaram que o homem estaria também atuando no tráfico de drogas, no início da manhã desta quarta, próximo ao local em que mora. Por volta das 8h, momento em que voltou para casa, ele foi abordado pelos policiais.

Os agentes encontraram com ele substâncias semelhantes à cocaína, o que teria autorizado a prisão em flagrante e a condução do investigado à Central de Plantão Policial da Palhoça. Além da CyberGAECO, atuaram em conjunto Policiais Militares do BOPE, do 16º e 22ºBPM e equipe Agência Central de Inteligência – ACI/PMSC.

Relembre caso dos ataques criminosos

Uma guerra entre facções deu início a uma série de ataques criminosos em diversos pontos de Florianópolis e região no dia 19 de outubro. Dois dias antes, uma facção teria tentado invadir a Comunidade do Papaquara, no Norte da Ilha, o que resultou em confronto e ação da polícia no local.

Como uma espécie de resposta ao ato, foram feitas ao menos 16 barricadas, incluindo um ônibus que foi incendiado em São José, no mesmo dia em que a capital catarinense se preparava para receber o show do ex-beatle Paul McCartney. A Via Expressa, na entrada da cidade, e a Avenida Mauro Ramos, no Centro da capital, foram algumas das vias bloqueadas com pneus incendiados e barricadas.

Continua depois da publicidade

A BR-101 foi interditada em Tijucas com incêndios a veículos, o que resultou em um bloqueio de uma hora e meia e longas filas na rodovia. Foram presas 19 pessoas em flagrante, que podem responder por participação em organização criminosa, incêndio criminoso e tráfico de drogas. Um dos envolvidos foi morto em confronto com a polícia.

Leia também

As lições que ficam para SC uma semana após ataques criminosos na Grande Florianópolis

Relembre crimes chocantes que ganharam destaque em Santa Catarina em 2024