A Copa do Mundo promete movimentar os negócios de 38 empresas catarinenses. Através de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), elas irão receber investidores e clientes estrangeiros durante o período da Copa para fomentar as exportações. Ao todo, serão 2,3 mil investidores que irão assistir a jogos e participar de reuniões e visita de fábricas de companhias brasileiras.
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Diogo Akipaya, coordenador de marketing de relacionamento da Apex-Brasil, ressalta que o Estado é o quarto que mais irá receber investidores, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. São 700 empresas e entidades empresariais brasileiras envolvidas.
– Utilizamos a Copa para atrair esses investidores que muitas vezes não conhecem os parques fabris do país – explica.
Akipaya afirma que a expectativa é superar os US$ 3 bilhões entre estimativas de exportações e investimentos atraídos ao país na Copa das Confederações, em 2013.
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Uma das empresas catarinenses que irá receber companhias estrangeiras para futuras parcerias é a Sábia Experience, de Florianópolis, que é especializada em sistemas e equipamentos eletrônicos para aprendizado com interação. Demétrius Ribeiro, diretor de desenvolvimento de negócios da startup, afirma que a empresa planeja ampliar sua atuação internacional, atualmente restrita a dois países.
Para auxiliar nesta internacionalização da Sábia, durante a Copa do Mundo, serão recebidas duas empresas peruanas, que podem se tornar parceiras da startup em negócios da região. Os representantes virão a Florianópolis para conhecer a sede da empresa no Sapiens Parque.
– O Peru é muito forte em mineração, que é um dos nossos focos de trabalho.
Além disso, a Sábia também irá fornecer as mesas interativas que serão usadas pela Apex-Brasil nos espaços de credenciamento das empresas estrangeiras em cinco cidades-sede da Copa do Mundo.
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Novos negócios à vista
A Mormaii também irá participar da iniciativa e o foco estará no vizinho Paraguai e no México. A coordenadora de Comércio Exterior da Mormaii, Jacqueline Mendonça, conta que investidores destes dois países irão assistir a final da Copa do Mundo e depois irão visitar a fábrica em Garopaba.
A expectativa, segundo ela, é estreitar o relacionamento com parceiros e negociar a terceira loja exclusiva da marca no Paraguai e a primeira no México.
_ Também estamos em negociação para o licenciamento de produção no Paraguai _ afirma.
Atualmente, a Mormaii distribui produtos para 21 países e conta com franquias na Argentina, Peru, Chile, Panamá e Paraguai. Na Copa das Confederações, em 2013, a empresa também recebeu investidores e conseguiu negociar a abertura da segunda loja paraguaia.
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Outra companhia que terá motivos de sobra para comemorar nesta Copa é a Portobello. A indústria de revestimento cerâmico irá recepcionar 22 empresas de 16 países neste período. Luiz Felipe Lenzi Brito, superintendente de Exportação da Portobello, conta que são clientes e que alguns deles irão visitar a sede da empresa, em Tijucas. Ele acrescenta que a expectativa é intensificar os negócios com essas empresas. Em 2013, a empresa recebeu cerca de três clientes estrangeiros.