Algumas empresas têm obrigação de fazer a publicação legal dos seus balanços patrimoniais ao término de cada exercício social. E esses balanços podem ser muito importantes na hora de escolher em qual empresa investir. 

Continua depois da publicidade

> Publicidade legal: o que é, como é realizada e quais as vantagens

É o que afirma o RED da Veedha, Rodrigo Moliterno, que é responsável pela área de renda variável do escritório de investimento, que acompanha esses balanços antes de indicar algum investimento para seus clientes.

— Acompanhamos esses balanços patrimoniais principalmente na área de renda variável, quando fazemos alguma recomendação de investimento para os clientes. A gente se embasa nesses dados dos balanços, juntamente com as indicações dos analistas do mercado, para realizar as sugestões de onde investir para os nossos clientes — explica Rodrigo.

Para que serve a publicação dos balanços patrimoniais das empresas?

A publicação do balanço patrimonial tem como objetivo demonstrar a situação financeira de uma determinada empresa. Dessa forma, o balanço serve para que os especialistas possam fazer uma projeção financeira sobre o futuro das empresas e indicar se elas são bons investimentos ou não. 

Continua depois da publicidade

Isso acontece porque, quando você quer investir em uma empresa, deve escolher aquela que tenha condição de continuar crescendo e gerando resultados positivos.

> Além de transparência, a publicação de balanços patrimoniais traz credibilidade às empresas

— Na hora de escolher uma empresa para investimento é importante que se olhe o balanço para saber como ela está. Isso é importante também para tentar precificar um valor que essa empresa poderia chegar se ela continuar nesse desempenho que ela vem apresentando — acrescenta Rodrigo.

E se os especialistas estão de olho nos balanços das empresas, imagina quem quer investir por conta própria? Não precisamos nem ressaltar a importância do investidor que não conta com algum tipo de assessoria estar sempre atento aos balanços patrimoniais, né? O balanço patrimonial é uma das principais formas de saber como uma empresa está indo, se está gerando caixa, produzindo e entregando aquilo que se dispôs a entregar.

Empresários também devem ficar atentos nas publicações dos balanços patrimoniais

Mas não é só para o público em geral que esse tipo de publicação é útil. Os próprios empresários são muito favorecidos com esse tipo de publicação. 

Continua depois da publicidade

— Algumas empresas podem até achar que vão expor o seu negócio com a publicação dos balanços, mas elas precisam ter visão do quanto esse tipo de publicação abre portas para que os investidores e empresas de crédito tenham mais facilidade na hora de usar e colher os dados para fazer algum tipo de negócio com elas. Essa clareza do balanço da empresa é positiva porque se a empresa precisar de algum crédito ou até mesmo participar de alguma licitação fica mais claro toda essa divulgação de dados — ressalta Rodrigo.

Além disso, para as empresas a transparência é uma grande aliada na hora de realizar fusões, vendas ou busca por novos investidores, já que corrobora com a segurança do investimento e demonstra a sua saúde patrimonial. Também é interessante que os empresários acompanhem a publicidade legal de outras empresas e órgãos públicos para descobrir oportunidades de negócios que são divulgadas em licitações, pregões e leilões, por exemplo.

Acesse a página de publicidade legal da NSC e confira as opções para cada perfil de publicação.