O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou na segunda-feira (3) a previsão de como será o mês de junho no Brasil. O mês marca o final do Outono e início do Inverno (21 de junho) no Hemisfério Sul, e pelas previsões do instituto, Santa Catarina deve ter temperaturas acima da média para a época. Há previsão de veranicos até pelo menos a metade de junho.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias

O mês de junho começou com queda nas temperaturas, principalmente na primeira semana, e deve se estender até sexta-feira (7). Após a segunda semana do mês, os termômetros ficam amenos ao amanhecer, mas as máximas se mantém entre 20°C e 30°C, uma temperatura considerada atípica pelo metereologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram.

— Normalmente essa época do ano já é mais fria, né? Então se a gente está falando calor de 30°C, não dá para dizer que é normal. A gente está a duas semanas do início do inverno. Normalmente o final do outono já tem mais a característica do inverno. O inverno, provavelmente dito, já é bem frio, o que não é o caso dos próximos dias. Era para estar mais frio.

Ainda segundo a Epagri/Ciram, estas condições ocorrem porque neste período, uma massa de ar seco e aquecida passa por Santa Catarina, favorecendo dias de sol, sem chuva e temperatura elevada para época do ano em todas as regiões. O Inmet sinaliza para chuvas passageiras com acumulados que podem superar os 30 mm, em Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul.

Continua depois da publicidade

Já a partir da segunda metade de junho, uma frente fria deve se deslocar pelo Estado, provocando chuva mal distribuída e com totais poucos elevados, seguida de ligeiro declínio de temperatura.

Inverno acima da média em SC

Em anos de La Niña, como ocorre em 2024, é comum que a partir do mês de junho faça mais frio. Porém, o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, acredita que o inverno seguirá o padrão dos últimos anos, em que se observa cada vez menos a presença do frio.

— Não significa que vai ser quente, não. Por exemplo, digamos que a média seja de 15°C e fique acima da média, marcando 16°C. Nessa temperatura continua sendo frio. Então, o fato de ser acima não quer dizer que seja quente — explica o meteorologista.

Ainda de acordo com a Epagri, neste ano o frio chega atrasado, aparecendo de forma mais intensa a partir de julho. Os veranicos, com dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), devem ser mais frequentes em maio e junho. Outra caraterística da estação serão os nevoeiros, que impedem a queda mais acentuada da temperatura no período noturno.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do amanhecer no inverno

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Dia do Meio Ambiente: voluntários recolhem 400 quilos de lixo em praias e rios de SC

VÍDEO: Amigos se abraçam antes de serem levados por enchente na Itália