A Campanha Inverno Solidário, promovida pela Diocese de Joinville em parceria com a NSC Comunicação, está mobilizando pessoas a ajudar quem precisa em 18 cidades do Norte de Santa Catarina. Agasalhos e alimentos estão sendo recebidos por 65 paróquias da região e sendo destinados a famílias carentes.

Continua depois da publicidade

A coleta de donativos vai até 27 de julho, quando acontece o encerramento e Dia D de arrecadação. Até lá, cada uma das paróquias está recebendo as doações de roupas, cobertores e alimentos não perecíveis durante os horários das missas ou nas secretarias, em horário comercial.

Um dos pontos de mobilização é a Paróquia Santa Luzia, no bairro Paranaguamirim, que está ajudando a aquecer quem precisa nas proximidades da própria matriz e também nas comunidades de São Benedito, no Jarivatuba; São Domingos, no Petrópolis; e Nossa Senhora do Bom Parto, na localidade de Rio do Morro, em Araquari.

— Corta o coração alguém pedir ajuda e você não poder ajudar, por isso formamos uma paróquia em que o povo participa e colabora. O Paranaguamirim é o segundo maior bairro de Joinville e o Índice de Desenvolvimento Humano é muito baixo, então a gente já faz esse trabalho de assistência social o ano todo e essa campanha contribui e muito para fazer o bem a quem precisa — comenta o padre Jackson Rampellotti.

Somente nesta paróquia são cerca de 50 famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e que também serão ajudadas com os donativos.

Continua depois da publicidade

Solidariedade

Quem precisa são pessoas em busca de alimento, de escapar do frio, de apoio assistencial, ou mesmo de orações. No caminho, como nesta igreja, eles encontram dificuldades, mas também podem ser acolhidos por amigos generosos como Sirlei Pedroso Brekembroch, que há ao menos duas décadas se dedica a pastoral e se reconhece como uma serva.

— Às vezes surge alguém pedindo ajuda e a gente precisa encontrar forças onde não tem para dar apoio, seja com alimento, seja com roupa, seja para amenizar outras dificuldades. É um sentimento de compaixão, vendo o sofrimento do outro eu consigo esquecer um pouco da minha situação, deixo minha casa, e me coloco a serviço para contribuir — relata Sirlei.

O quê: Campanha Inverno Solidário

Quando: 5 a 27 de julho

Onde: Paróquias pertencentes à Diocese de Joinville

Como ajudar: as peças podem ser doadas nas missas ou secretarias paroquiais.

Acesse outras notícias sobre Joinville e região no NSC Total