Três jacarés assustaram a população de Tijucas, na Grande Florianópolis, em menos de uma semana. A quantidade considerada anormal desse animal em áreas populosas da cidade acendeu o alerta das autoridades. Agora uma investigação será aberta para entender o porquê do aumento dessa espécie na região. A chuva e o calor podem ter relação com o aparecimento.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Os três animais — dois jovens e um adulto — são da mesma espécie: jacaré-do-papo-amarelo, comum em Santa Catarina. De acordo com o biólogo Carlos Alberto Rocha, o aumento de ocorrências com esses animais tem a ver com a quantidade grande de chuva e com a chegada do verão, estação que deixa os répteis mais ativos.

— O clima dos últimos dias ajudou que os jacarés busquem novas áreas inundadas. Como são animais que vivem próximo do ambiente aquático, o período de chuva permite que eles possam estar próximos de residências e áreas antes não ocupadas por esses animais — explica Carlos.

Apesar da explicação, a incidência desses animais aumentou muito nesta semana. De acordo com o presidente do Grupo de Operações e Resgate (GOR) de Tijucas, Pedro Henrique da Silva, a entidade resgatava cerca de dois animais por ano em temporadas anteriores. Neste ano, só na primeira semana de novembro, três ocorrências foram registradas.

Continua depois da publicidade

Jacaré é encontrado em casa no Centro

Um jacaré adulto, de cerca de dois metros, foi encontrado dentro de uma residência no Centro de Tijucas, nesta quinta-feira (4) à noite. O proprietário acionou o Corpo de Bombeiros da cidade. A equipe atendeu a ocorrência e, depois de avaliar a saúde do animal, o devolveu ao habitat natural, em uma área de mata.

> Jacaré fica preso em tubulação de condomínio em Florianópolis e é resgatado

Jacaré jovem é capturado em quintal de casa

Um jovem jacaré foi encontrado no pátio de uma casa de Tijucas, na Grande Florianópolis, na tarde desta quinta-feira (4). Os bombeiros foram acionados para resgatar o animal em uma residência do bairro Sul do Rio. 

> Jacarés se “aglomeram” e chamam atenção em Florianópolis; veja vídeo

A equipe capturou o jacaré e chamou o Grupo de Operações e Resgate. O biólogo do grupo analisou o animal e percebeu que não havia machuacados. Por isso, ele foi solto em uma área de mata. O animal é jovem e tem cerca de um metro. 

Jacaré é avistado em lago de parque residencial

Um jacaré foi avistado em um lago do loteamento Bosque da Mata, em Tijucas, na terça-feira (2). O local foi interditado. Segundo o Grupo de Operações e Resgate (GOR) do município, essa é a primeira vez que esse tipo animal aparece no local. Ele mede em média 1,30 metros. 

Continua depois da publicidade

O GOR não vai retirar o animal do local neste momento. De acordo com o presidente do Grupo, Pedro Henrique da Silva, a prefeitura vai monitorar a região.

> Serpente mais venenosa do Brasil é encontrada em casa no Vale do Itajaí

O que faço se eu encontrar um jacaré?

O Grupo de Operações e Resgate orienta para que em caso de avistagem de jacaré, a população ligue para o 193 ou para o número de plantão da equipe: (47) 99651-9961. As informações e os avisos são fundamentais para um laudo final da investigação sobre o aparecimento exagerado desses animais.

> Mulher encontra duas cobras no banheiro enquanto tomava banho em Jaraguá do Sul

A espécie de jacaré de Santa Catarina é tranquila, segundo o biólogo Carlos, e evita confrontos com humanos. Porém, caso se sinta ameaçado, o jacaré pode atacar. Por isso, é importante manter distanciamente e não tentar capturar os animais. 

Leia também

Cobra é encontrada dentro de couve-flor por moradora de Porto Belo

Continua depois da publicidade

Cobra urutu-cruzeiro gera medo pelo poder do veneno; o que fazer se for picado

Cobra de jardim é venenosa? Conheça a espécie