Ao menos 50 pessoas morreram no sudoeste da República Democrática do Congo (RDC) devido a inundações provocadas por chuvas torrenciais e pela cheia do rio Kalamu na terça-feira, indicaram nesta quinta-feira à AFP fontes oficiais.
Continua depois da publicidade
“A chuva de segunda e terça-feira em Boma deixou ao menos 50 mortos”, declarou à AFP Jacques Mbadu, governador da província de Congo Central (sudoeste).
A busca “de outros corpos eventualmente enterrados no barro” prossegue, declarou o governador em uma conversa telefônica com a AFP.
Segunda cidade da província do Congo central, Boma abriga o único porto da RDC no oceano Atlântico. É banhada por dois rios, o Kalamu e o Lovo.
“Boma está destruída. Em menos de duas horas as águas subiram até dois metros acima do nível normal”, disse Mbadu. “Ao menos 500 casas foram destruídas” e milhares de pessoas ficaram sem-teto, acrescentou.
Continua depois da publicidade
A RDC é um dos países mais pobres do planeta e dois terços de seus cerca de 70 milhões de habitantes vivem abaixo da linha da pobreza, com 1,25 dólares diários.
* AFP