As inundações causadas pelas chuvas desta segunda-feira em Buenos Aires e arredores deixaram um morto, centenas de pessoas evacuadas e danos materiais. Um idoso de 65 anos morreu preso em uma residência na localidade de Isidro Casanova, a 25 quilômetros da capital, depois que subiu o nível do arroio, informaram os bombeiros do município.
Continua depois da publicidade
Outro homem foi resgatado com múltiplas escoriações dos escombros de um prédio que desabou no sul da capital.
O titular do Conselho de Emergências de Buenos Aires, Luciano Timerman, informou que as fortes chuvas que caíram desde a madrugada provocaram o transbordamento do Rio Matanza, o que obrigou centenas de pessoas a deixar os arredores da capital, como Quilmes, Avellaneda, Morón, Lomas de Zamora, Haedo, Temperley e Ensenada, ameaçados por ventos e precipitações.
Na capital argentina, dezenas de casas ficaram inundadas e vários automóveis sofreram estragos devido à chuva intensa. A água arrastou carros estacionados que atingiram outros veículos ou árvores.
A maioria das linhas do trem e metrô metropolitano ficaram interrompidas durante horas por inundações e falta de energia. Algumas avenidas pareciam rios com cerca de um metro de profundidade.
Continua depois da publicidade
O temporal também afetou o sul da província de Santa Fé ao interromper várias estradas de acesso à cidade de Rosário, a cerca de 300 quilômetros ao noroeste de Buenos Aires.