O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, deve seguir acima da cota de inundação por mais 10 dias, de acordo com uma previsão do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgada nesta segunda-feira (6). A última medição no lago apontou um nível de 5,28 metros. O limite para inundação é de 3 metros.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
De acordo com os pesquisadores, o nível do Guaíba deve baixar lentamente. A previsão é de que ele se mantenha acima de 4 metros durante esta semana e continue acima da cota de inundação por mais 10 dias, caso não chova e a direção do vento não mude para o sentido Sul, que atuaria no representamento da água.
As cheias da bacia do Guaíba atingem Porto Alegre e cidades da região metropolitana. Veja a seguir as áreas atingidas pelas enchentes.
Enchentes na bacia do Guaíba
Situação em Porto Alegre
Após atingir a cota de inundação, na tarde de quinta-feira (2), o Guaíba continuou subindo e atingiu seu maior nível histórico na manhã de domingo (5), com 5,33 metros. Nesta segunda, ele encontra-se em estabilização.
Continua depois da publicidade
A capital contabiliza estragos. Vários bairros foram evacuados, como o Menino Deus. A redação da rádio Atlântida, que fica no local, precisou ser desocupada e a rádio está retransmitindo o sinal da Rádio Gaúcha.
Também nesta segunda (6), a prefeitura decretou o racionamento de água na cidade, após 70% da população ficar desabastecida.
As principais rotas de acesso e saída da cidade estão bloqueadas, e o aeroporto Salgado Filho está fechado por tempo indeterminado, assim como a Rodoviária de Porto Alegre, devido às inundações.
Leia também
El Niño perde força no segundo trimestre, mas calor e chuvas seguem acima da média em SC
Voos de SC para Porto Alegre são cancelados até sexta-feira; veja orientações das companhias
“Temos que escolher quem salvar”, diz policial de SC que atua no resgate das vítimas no RS