A Unidade Prisional Avançada (UPA) de São Francisco do Sul passará por um processo de mudanças que começaram nesta terça-feira. Segundo o diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Leandro Antonio Soares Lima, a UPA será alvo de uma operação especial de intervenção nos próximos dez dias.

Continua depois da publicidade

O processo é acompanhado pela Justiça e pelo Ministério Público. Jean Pierre de Amorim deixa o cargo de diretor para dar lugar a Anderson Mecca. Sem entrar em detalhes, Leandro argumentou que as mudanças são administrativas.

-Houve problemas de gestão que não poderiam acontecer em uma unidade nova como aquela. As mudanças são para arrumar a casa – concluiu.

A reportagem fez contato nesta terça com o juiz-corregedor da UPA de São Chico, Gustavo Schwingel, que acompanhou a mobilização de intervenção na unidade. Segundo o juiz, tanto a Justiça como o Ministério Público vinham cobrando a regularização de situações estruturais, além da integridade física de alguns presos e da realização de procedimentos administrativos.

Continua depois da publicidade

Conforme o magistrado, havia relatos de agressões entre presos por disputas e rixas internas. São situações, diz o juiz, que deveriam implicar em providências e em faltas disciplinares, mas que não vinham sendo devidamente encaminhadas pela direção.

Cerca de 20 internos da UPA foram transferidos para Joinville, Concórdia, Tijucas e Itajaí. Assim, a população carcerária da unidade caiu para aproximadamente 130 presos.