A Interpol anunciou a suspensão do programa de colaboração com a Fifa destinado a reforçar a integridade no esporte, nesta sexta-feira. Com isso, a entidade deixará de contribuir 20 milhões de euros no programa, devido as investigações por corrupção na instituição.

Continua depois da publicidade

– A Interpol anuncia a suspensão de seu acordo com a Fifa depois das investigações por corrupção iniciadas contra o órgão que dirige o futebol – explicou a organização em um comunicado.

Reunião para definição das eleições da Fifa ocorrerá no dia 20 de julho

Através de um acordo assinado em maio de 2011, a Interpol recebeu 20 milhões de euros da Fifa para colocar em andamento o programa que tinha uma duração de dez anos. O objetivo era frear a manipulação das competições esportivas e as apostas clandestinas por parte de grupos criminosos.

Continua depois da publicidade

A Interpol ressalta em seu comunicado que o acordo com a Fifa incluía uma cláusula que estipulava que a parte que financiava o projeto se comprometia a fazer com que suas atividades “fossem compatíveis com os princípios, objetivos e atividades da Interpol”.

Segundo FBI, conta de Ricardo Teixeira em Mônaco é suspeita

A decisão do secretário-geral da Interpol, Jurgen Stock, foi aprovada pelo comitê-executivo da organização, reunido desde quarta-feira em Lyon.

A Interpol “continua seguindo de perto o desenvolvimento do caso”, acrescentou o comunicado.

Continua depois da publicidade

Segundo FBI, conta de Ricardo Teixeira em Mônaco é suspeita

*AFP