Um debate sobre qual a melhor escala de trabalho ganhou força nesta semana nas redes sociais. Os internautas estão debatendo no X, o antigo Twitter, qual seria a escala de trabalho ideal: trabalhando seis dias da semana e descansando um (6×1), trabalhando cinco dias e folgando dois (5×2), ou trabalhando quatro dias e folgando três (4×3).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Além deste movimento, está circulando nas redes sociais uma petição pública que visa pressionar o legislativo brasileiro a aprovar uma lei que proíba a escala 6×1 no Brasil. O documento já superou 1 milhão de assinaturas. O abaixo-assinado é uma iniciativa do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado por Rick Azevedo, que está ganhando força no TikTok e Twitter.

A petição, entre outras demandas, busca a “revisão da escala de trabalho 6×1 e a implementação de alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores desfrutem de tempo para suas vidas pessoais e familiares”, bem como a “criação de políticas de proteção ao trabalhador que incluam o direito a férias regulares, licença parental, limitação de horas extras, entre outras medidas que promovam a saúde física e mental dos empregados”.

Veja alguns tweets do movimento contra o fim da escala 6×1

Proposta contra o fim da escala 6×1

A escala 6×1 define que o profissional tenha direito a um dia de descanso a cada seis dias de trabalho. Dessa forma, empresas que oferecem seus serviços todos os dias da semana, organizam a escala da sua equipe com base neste modelo. No dia do trabalhador, a deputada Ericka Hilton (Psol) anunciou em suas redes sociais que iria propor uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que solicita uma revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho nacional.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Leia também

Tainá Medeiros: quem era a influencer de maternidade que morreu aos 34 anos

Ana Maria Braga responde internautas sobre se parecer com Kamala Harris: “A risada é igual”