De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o número de pessoas internadas por infarto aumentou 158% entre os homens e em 157% entre as mulheres. A pesquisa comparou o número de casos registrados do período de 2008 a 2022.
Continua depois da publicidade
O estudo leva em consideração as informações colhidas no sistema de internação hospitalar do Datasus, do Ministério da Saúde. Dessa maneira, cobre os pacientes que usam o sistema de saúde nos hospitais públicos ou nos privados com convênios.
Diante desse cenário é fundamental buscar formas de se prevenir e entender as causas para que possamos ter uma vida saudável.
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
Quais são os fatores de risco?
São muitos os fatores de risco e alguns deles têm contribuído para que as internações por infarto aumentem no país. Um dos fatores que favorecem o aumento do número de casos é a obesidade. De acordo com estudo feito Ministério da Saúde, 57,25% dos brasileiros estavam com sobrepeso. Em 2019, o percentual era de 55,4%.
O envelhecimento da população é outro fator que tem favorecido o aumento do número de infartos no Brasil. Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de idosos na população brasileira foi de 11,3 para 14,7%.
Além desses dois fatores de risco, pessoas que fumam têm mais chances de terem infarto no futuro.
Quais os sintomas do infarto?
Muitas pessoas ainda não reconhecem de forma precisa os sintomas do infarto, podendo dificultar ou retardar o tratamento. O principal sintoma da doença é dor ou desconforto na região do peito, podendo também atingir as costas, rosto ou o braço.
Continua depois da publicidade
O desconforto tende a ser intenso e prolongado acompanhado de aperto sobre o tórax. Na maioria das vezes, os sinais são acompanhados de suor frio, falta de ar sensação de desmaio ou palidez. Desse modo, é importante estar atento a qualquer sinal de mal-estar.
Como se prevenir?
Por meio de simples práticas do cotidiano, torna-se possível prevenir do infarto. A alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas, além de contribuir para uma vida saudável, ajuda a prevenir a doença. Além disso, pessoas que não fumam também se previnem o infarto.
Essas três práticas, somadas, contribuem para a prevenção de outras patologias. Entre elas estão diabetes, obesidade, hipertensão, câncer do pulmão e doenças cardiovasculares.
Continua depois da publicidade
Também é importante fazer exames preventivos regularmente de maneira preventiva para manter a saúde em dia.
O que fazer?
Assim que surgir os primeiros sintomas, ligue imediatamente para o 192 (Samu). Não tente dirigir automóvel e evite andar ou carregar peso. Caso consiga engolir e não for alérgico, mastigue 2 comprimidos de aspirina. O medicamento ajuda a dissolver coágulos que podem causar a obstrução.
Caso esteja com alguém que está sofrendo infarto, ligue 192 e dê os comprimidos de aspirina. Enquanto o atendimento de emergência chega, procure transmitir confiança e deixar a pessoa calma. Coloque a pessoa em uma posição confortável, afrouxe as roupas e siga as orientações que o atendente do Samu passar.
Continua depois da publicidade
Como é feito o diagnóstico do infarto?
O principal exame para diagnosticar é o eletrocardiograma. Ele identifica o ataque cardíaco e o tipo específico de infarto, sendo fundamental para a eficiência do tratamento.
Receitas saudáveis e fáceis de serem feitas na air fryer
Como é o tratamento?
O infarto é uma emergência médica que demanda de cuidados mais rápido possível. Por isso, quanto antes os sintomas forem identificados, maiores serão as chances de você salvar a vida de uma pessoa.
O tratamento pode variar conforme a condição de cada paciente. Caso a pessoa não tenha tomado, pode ser oferecido a aspirina. Podem ser administrados medicamentos para diminuir a ansiedade, ajudar o coração a trabalhar com menos esforço. Em outros casos, geralmente em situações mais graves, pode ser necessária a ponte de safena.
Continua depois da publicidade
O que é o infarto?
O infarto acontece quando um coágulo ou uma placa de gordura bloqueia o fluxo sanguíneo para o coração. Sem sangue, o órgão perde oxigênio. Os sintomas podem incluir sensação de aperto ou dor no peito, pescoço e costas.