O século 21, marcado pela expansão da globalização, afetou a educação superior de muitas formas, transformando-a, sobretudo, em uma de suas mais significativas dimensões: a internacionalização. Esta traz à tona questões sobre relevância curricular, crescente e diversa mobilidade acadêmica, qualidade e prestígio institucionais e prevalência da língua inglesa na academia – esforços evidentes, por parte de instituições e de sistemas nacionais, para competir internacionalmente.
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Neste cenário, o desafio imposto às universidades, em todo o mundo, é formar graduados academicamente qualificados e capazes de atuar, com sucesso, em um mundo complexo e interconectado.
No entanto, apesar da demanda do mercado por profissionais com competências globais como comunicação interpessoal e intercultural, networking, trabalho em equipe e empreendedorismo, estatísticas indicam que o número de graduandos em mobilidade acadêmica no exterior ainda se mostra inferior ao daqueles que não fazem intercâmbio. Assim, cabe proporcionar, aos acadêmicos, a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades globais sem sair de sua universidade.
Pensando nisso, a Univali mantém ações voltadas à introdução, pelos professores, da perspectiva internacional nas aulas. Exemplo disso é o Módulo Internacionalizado, formado por disciplinas ministradas em inglês ou espanhol em cursos de graduação nos diferentes campi. Além de atrair estrangeiros que não falam português e têm interesse em estudar no Brasil, viabiliza, aos alunos daqui, a oportunidade de aprimorar o conhecimento de língua estrangeira, conviver com colegas de culturas diversas e adquirir experiência internacional antes mesmo de sair do país. Mais que um diferencial de formação, trata-se de um aprendizado para a vida.
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