Uma interdição por conta das obras de duplicação da BR-470 em Blumenau pegou motoristas e a prefeitura de surpresa nesta quarta-feira (12). O viaduto perto do prédio da antiga Dudalina foi fechado completamente, assim como um dos acessos à rodovia, o que trouxe caos ao trânsito. Depois, houve a liberação, mas a previsão é que novos bloqueios ocorram. O transporte coletivo será afetado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp
O caso aconteceu na tarde desta quarta. Sem aviso prévio, a equipe responsável pelos trabalhos no Km 47 fechou o viaduto da Rua Francisco Vahldieck, que dá acesso ao bairro Belchior e loteamentos da Fortaleza Alta. Além disso, a pista dos condutores que seguiam da Fortaleza para a BR-470, em direção ao litoral, também foi bloqueada.
Depois de muitas filas se formarem e algumas horas de máquinas operando, houve a liberação no sistema siga e pare. O método deve ser adotado até sexta-feira (14). Depois disso, a partir do fim de semana, o bloqueio voltará a ser completo, informou o DNIT à prefeitura. A situação deve durar por até três meses.

Com isso, a linha 603 do transporte coletivo deve sofrer alterações; veja abaixo. Questionada, a Polícia Rodoviária Federal disse que não foi avisada pelo DNIT, que justificou ter sido algo momentâneo e emergencial. Para a prefeitura, a ação também foi uma surpresa.
Continua depois da publicidade
A NSC TV chegou a flagrar motoristas na contramão por uma estrada de barro improvisada ao lado da Francisco Vahldieck para voltar ao bairro. Eles saíram dos estabelecimentos às margens da BR-470. Houve também condutores que cruzaram a BR de forma perigosa.
O DNIT não respondeu ao NSC Total até a publicação deste texto. Com as interdições, moradores da região terão de usar outras rotas, principalmente para entrar na BR-470 em direção ao litoral.

Novo trajeto da linha 603 – Tribess
Após a rotatória da Rua Hermann Tribess com Rua Francisco Vahldieck, a linha 603 fará o desvio seguindo até o túnel da Rua Samuel Morse, passando pela região da Morada Sol, Rua Francisco Vahldieck, Rua das Bromélias, Rua Hildo Kasulke e Rua Juventino Pereira. O retorno segue novamente pela Morada do Sol e pelo túnel da Samuel Morse, acessando a Rua Hermann Tribess e seguindo o seu itinerário normal a partir dali.
Com o novo itinerário, os dois primeiros pontos da Rua Francisco Vahldieck, após o túnel, ficam fora do itinerário da linha 603 e um ponto provisório será instalado em frente ao número 4.015.
Continua depois da publicidade

Leia também
Incêndio que destruiu Warung começou no bar e não foi criminoso, diz perícia