Interativo| Editorial diz que partidos tentam iludir o eleitor ao concorrer com subcelebridades. Você concorda?

Continua depois da publicidade

Só posso dizer que é dessa maneira que o povo brasileiro externa o seu alto grau de ignorância política. A hora que ele acordar e vir para que servem os partidos e os políticos vai criar vergonha na cara e votar de forma correta.

Jorge Luiz da Silveira

São José

O eleitor muitas vezes se faz de inocente, mas ajuda a má política da qual todos se queixam. Não só quando entra no arrastão dessas candidaturas-iscas como quando vota em branco ou anula o voto por entender que a eleição é patrimônio do candidato e não de quem tem voto; quando não aproveita o horário eleitoral da televisão para se informar melhor, nem que seja se desiludir de algum candidato aventureiro em quem planejava votar; quando não entende os gastos públicos com horário eleitoral como espécie de financiamento público de campanha; ou quando só prestigia críticas no discurso dos candidatos sem exigir que mostrem ideias construtivas.

Continua depois da publicidade

José Silveira

Brasília (DF)

Isso é óbvio. Salvo poucas exceções como Romário e Jean Willys, os outros são apenas “puxa-voto”. No Brasil ainda não temos nenhum Arnold Schwarzenegger, sucesso nas telas e no Poder Executivo. O povo tem é que parar de vender o voto por gasolina e dentadura, só assim teremos políticos melhores.

Gustavo Barenho Cramer

Imbituba

Discordo. Votamos naquele que melhor nos representa, seja ele celebridade, subcelebridade, líder comunitário do bairro ou vizinho. Os “políticos de carreira” estão cada vez mais afastados dos eleitores, e estes veem nos famosos uma proximidade e uma confiança muito maior do que naqueles que só aparecem em época de eleição. É claro que há os famosos que se aproveitam da fama para se eleger e depois decepcionam. Mas até a via de cobrança é mais facilitada com esses famosos-políticos, exatamente pela proximidade com o público.

Roberto Medeiros Amaral

Florianópolis

Discordo que iludam os eleitores apoiando subcelebridades, mas com promessas não cumpridas feitas para se elegerem. A maioria dos candidatos não cumpre nada. Pobre povo e ingênuos eleitores.

Anirto Ernesto da Silva

Itajaí

Participe

Para participar da seção Diário do Leitor, envie sua opinião para diariodoleitor@diario.com.br.