Diario.com.br adianta o editorial que os jornais da RBS publicarão no próximo domingo para que os leitores possam manifestar concordância ou discordância em relação aos argumentos apresentados. Participações enviadas até as 18h de sexta-feira serão selecionadas para publicação na edição impressa.
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NA CONTRAMÃO DA MOBILIDADE
A cada dia, nada menos de 40 milhões de brasileiros se deslocam de ônibus por todo o país – o equivalente a toda a população da Argentina. O número não é ainda maior porque, de 1995 até o ano passado, 18 milhões de pessoas deixaram de circular de ônibus. Uma das razões ressaltadas em uma recente série de reportagens do jornal O Globo é que o país aplica quase o dobro em subsídios ao uso do carro do que em transporte coletivo. Desde a estabilização econômica, por exemplo, as tarifas de transporte coletivo aumentaram 685%. No mesmo período de duas décadas, o preço do carro subiu 158%, menos da metade da inflação média no país. Outros incentivos, como a redução de impostos, além de facilidades de financiamento, tornam o transporte individual proporcionalmente mais vantajoso do que o coletivo.
Obviamente, o país não tem como desestimular, de um momento para outro, uma atividade que responde por uma parcela expressiva da produção industrial, com um elevado efeito gerador de emprego e renda. Até porque a proporção de carros em relação à população no Brasil ainda é baixa: há dois veículos para cada 10 habitantes, quando na Alemanha, por exemplo, a relação é de seis para 10.
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O país precisa dar uma guinada no modelo que incentiva mais o transporte individual do que o coletivo, para garantir mais qualidade nos deslocamentos dos brasileiros no cotidiano. Os modelos precisam conviver de forma harmônica, assegurando infraestrutura para quem opta por circular de carro e opções de qualidade para os usuários de transporte coletivo.
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