No dia em que estreou o uniforme para a temporada 2013, o Inter sucumbiu diante de uma marcação forte e bem feita do Veranópolis e perdeu por 1 a 0 no Estádio Antonio David Farina. O gol marcado por Jonas saiu da falha de uma descaracterizada defesa – formada por Alan e Juan -, mas deixou claro alguns problemas que o técnico Dunga terá de resolver a curto prazo. Dois deles, evidentes à paciência da torcida: a produtividade do argentino Dátolo e a baixa efetividade de Rafael Moura.
Continua depois da publicidade
A segunda derrota de Dunga no Gauchão – a primeira foi contra o Lajeadense, na Taça Piratini – faz com que o Inter tenha de vencer o Juventude no próximo domingo, na Arena Alviazul, em Lajeado, para assegurar o primeiro lugar no Grupo B. O time de Caxias empatou com o Canoas, no sábado, e alcançou os 14 pontos. A combinação de resultados fez com que o Inter, com 13, caísse para a segunda colocação no Grupo B. Se a fase classificatória terminasse hoje, o Novo Hamburgo, terceiro colocado no Grupo A, seria o adversário do Inter nas quartas de final da Taça Farroupilha.
Já o Veranópolis, que teve a pior campanha do primeiro turno, conseguiu boa recuperação na Taça Farroupilha e conseguiu fugir do rebaixamento para a Série A-2 do Gauchão. Com 17 pontos, fica na zona intermediária na classificação geral e confirma a classificação, com 13, para as fases finais da Taça Farroupilha. E segue entre os grandes do Estado em 2014.
Primeiro tempo
O Inter até que iniciou os primeiros minutos da etapa inicial com boa troca de passes e amplo domínio da partida. A bola rodava fácil da direita para a esquerda, com Fabrício como protagonista das principais investidas do time de Dunga. Mas, aos poucos, alguns jogadores do Inter sentiram o cansaço da maratona da semana até o outro lado do país para a estreia na Copa do Brasil, contra o Rio Branco, do Acre.
Continua depois da publicidade
Dátolo, melhor jogador do último Gauchão, desapareceu do jogo após os 15 minutos. Rafael Moura não conseguia abrir espaços com a qualidade do titular Leandro Damião – que no sábado defendeu a Seleção na vitória por 4 a 0 contra a Bolívia. Airton fazia faltas em demasia e deixava Willians sozinho na batalha contra os ligeiros Eduardinho e Márcio Reis.
Enquanto D’Alessandro e Diego Forlán tentavam abrir o placar e esbarravam no ferrolho proposto por Julinho Camargo à frente de João Ricardo, a defesa do Inter cometia erros primários, de um time desentrosado. Logo aos nove minutos, o zagueiro do Veranópolis Jonas aproveitou a liberdade na área do Inter e abriu o placar. No escanteio cobrado da direita, uma cabeçada forte e firme não deu chances para Muriel. O inusitado da jogada ficou por conta de Airton, que cobrou dos companheiros um melhor posicionamento quando o adversário conseguiu fazer o gol em um erro de posicionamento do próprio camisa 5 do Inter.
Segundo tempo
Dunga voltou do vestiário com Fred na vaga de Dátolo. E o garoto mudou o meio de campo do Inter. Com velocidade, centralizado, Fred levava a bola à área do Veranópolis. Era uma das pontas de um triângulo formado com D’Alessandro e Forlán. Fabrício e Gabriel completavam a rapidez do ataque colorado. Já Rafael Moura esperava a bola alçada na área. Sem sucesso, o técnico do Inter decidiu apostar nos garotos.
Caio e Otávio foram a campo no lugar de Rafael Moura e Airton. O Inter melhorou e passou a envolver o Veranópolis. Aos 18 minutos, Willians arriscou um bom chute de fora da área. João Ricardo espalmou para escanteio. Dois minutos depois, D’Alessandro deixou Gabriel em condições de arrematar, mas o lateral não prosseguiu a jogada. Ao final do jogo, João Ricardo operou dois milagres para manter o placar. E o Veranópolis salva-se do rebaixamento.
Continua depois da publicidade
VERANÓPOLIS 1
João Ricardo; Ednei,Jonas, Edson Borges e Anderson Luís (Saulo, 21’/2ºT); Escobar, Itaqui, Márcio Reis (Leandro Rodrigues, 45’2ºT), Eduardinho e Juninho (Fininho, 38’/2ºT); Lê. Técnico: Julinho Camargo
INTER 0
Muriel; Gabriel, Alan, Juan e Fabrício; Airton (Otávio, 12’/2ºT), Willians, Dátolo (Fred, no intervalo) e D’Alessandro; Diego Forlán e
Rafael Moura (Caio, 12’/2ºT). Técnico: Dunga
Gol: Jonas (V), aos 9 min do primeiro tempo;
Cartões amarelos: Airton, Willians, Fred (I), Itaqui, Escobar, João Ricardo (V)
Expulsões: Itaqui (V)
Arbitragem: Fabrício Neves Correa, auxiliado por Alexandre Antonio P. Kleiniche e Leirson Peng Martins
Local: Estádio Antonio David Farina, em Veranópolis
PRÓXIMO JOGO – GAUCHÃO
DOMINGO, 14/4/2013, ÀS 16H
INTER x JUVENTUDE