A rotina dos jogadores do Inter na concentração para o jogo deste domingo, contra o São Luiz, é um pouco diferente. Todos têm que seguir uma série de medidas que incluem o uso de calças e agasalhos, mesmo com o calor de Ijuí. Tudo para se prevenir contra a dengue, doença que já infectou mais de mil pessoas na cidade do interior gaúcho.

Continua depois da publicidade

Por isso, os jogadores não podem sair dos quartos, a não ser para as refeições, e têm que usar manga comprida, calça e as meias “puxadas para cima”, conforme orientação do departamento médico. Precisam passar repelente o tempo todo, mesmo no quarto, e mais uma dose extra quando saírem para as refeições. Todos os aposentos têm inseticidas ligados na eletricidade. Foram levados 50 frascos de repelente.

– São medidas para evitar que os mosquitos piquem os atletas. É importante porque não tem vacina, que seria o método de prevenção ideal, e porque não tem tratamento. Uma vez adquirida a doença, o paciente pode ter sintomas muito ruins, de dor muscular, febre, justamente os que são incompatíveis com a atividade do atleta – explica o médico Guilherme Caputo.

Porém, devido ao forte calor de Ijuí, o departamento médico descartou o uso de camiseta de mangas compridas no jogo.

Os únicos titulares que começarão a partida são Pato Abbondanzieri, Índio e Sorondo. Devem ficar no banco Nei, Guiñazu, Edu e Alecsandro. A partida começa às 17h.

Continua depois da publicidade