Se a fase de grupos da Copa Libertadores terminasse nesta sexta, o Inter, segundo colocado do Grupo 5, com cinco pontos – dois a menos que o líder Cerro-URU -, se classificaria para as oitavas de final com a pior campanha. O adversário, ao menos, traria boas lembranças: seria o São Paulo, dono do melhor desempenho da competição até o momento, derrotado pelo Colorado na final de 2006. O problema seria decidir todos os confrontos a partir das oitavas fora de casa, exatamente o contrário do que ocorreu no ano em que Fernandão levantou a taça no Beira-Rio.

Continua depois da publicidade

Nesta edição da Copa Libertadores, nem todos os vice-líderes das chaves se classificarão. Os dois piores segundos colocados serão eliminados, para que os mexicanos Chivas e San Luis entrem direto no mata-mata, uma compensação por terem tido que abandonar a Libertadores de 2009 devido ao surto de gripe A no país. Por definição, o San Luis enfrentaria o terceiro melhor entre os líderes, e o Chivas jogaria com o quarto primeiro colocado.

O Cruzeiro seria o único brasileiro eliminado neste momento. Entre os vice-líderes, a campanha do time de Belo Horizonte só é melhor que a do Racing-URU. Ambos os times têm quatro pontos, e os celestes levam vantagem de um gol no saldo.

Vale lembrar que alguns grupos já deram início à quarta rodada, enquanto outros ainda estão na terceira, caso da chave do Inter. Por isso, há times com jogos a mais que outros.

No entanto, a situação pouco muda se for levado em conta o aproveitamento em vez dos pontos. Neste caso, a equipe de Jorge Fossati seria a penúltima entre os segundos colocados classificados. O adversário sairia de um sorteio entre o próprio Cerro-URU e o Vélez Sársfield, que têm campanhas idênticas em todos os demais critérios de desempate. O Cruzeiro também seria o único brasileiro eliminado.

Continua depois da publicidade

O Inter volta a jogar no dia 31, novamente contra o Cerro, no Beira-Rio. Uma vitória, além de dar a liderança ao time gaúcho, começaria a dar mais tranquilidade ao time na busca pela classificação à próxima fase.

Confira os confrontos se a fase de grupos terminasse nesta sexta:

São Paulo x Inter

Alianza Lima x Juan Aurich

Nacional-URU x San Luís-MEX

Libertad x Chivas-MEX

Cerro-URU x Flamengo

Vélez Sarsfield x Banfield

Universidade-CHI x Universitario-PER

Corinthians x Once Caldas

Times que estariam classificados por pontos:

Líderes:

São Paulo – 9 pontos

Alianza Lima – 9 pontos

Nacional-URU – 8 pontos

Libertad – 7 pontos

Cerro-URU – 7 pontos

Vélez Sársfield – 7 pontos

Universidad de Chile – 7 pontos

Corinthians – 7 pontos

Vice-líderes:

Once Caldas – 8 pontos

Universitario – 7 pontos

Banfield – 7 pontos

Flamengo – 6 pontos

Juan Aurich – 6 pontos

Inter – 5 pontos

Times que estariam classificados por aproveitamento:

Líderes:

Libertad – 77%

Cerro-URU – 77%

Vélez Sársfield – 77%

Universidad de Chile – 77%

Corinthians – 77%

Alianza Lima – 75%

São Paulo – 75%

Nacional-URU – 66%

Vice-líderes:

Universitario – 77%

Once Caldas – 66%

Flamengo – 66%

Banfield – 58%

Inter – 55%

Juan Aurich – 50%