Com uma atuação sem precedentes, o Inter passou por cima do Caxias e venceu por 8 a 1, no Estádio Beira-Rio. A goleada histórica construída no primeiro tempo brindou os colorados, nesta tarde de domingo, com dois troféus: a Taça Fábio Koff, e o título antecipado – de forma invicta – do Gauchão 2009.

Continua depois da publicidade

Assista aos gols de Inter 8×1 Caxias

O Gigante, casa dos colorados, não é um local receptivo a visitantes de Caxias do Sul. Afinal, na decisão do Gauchão de 2008, o Inter aplicou uma goleada de 8 a 1 sobre o Juventude. Agora, a fúria ofensiva do clube centenário voltou-se contra o Caxias, rival da vítima do ano passado, igualando o placar.

Rolo Compressor

O apelido que consagrou um dos mais emblemáticos times do Inter ilustra com rara precisão a postura do time treinado por Tite. Desde o início, os donos da casa pressionaram em busca da vitória que traria os títulos do 2º turno e do próprio Gauchão 2009.

Continua depois da publicidade

Trocando passes no campo de ataque, e valorizando a posse de bola, o primeiro gol não tardou. Aos 6min, Magrão recebeu cruzamento de D’Alessandro, pela direita, e abriu o placar, em cabeçada certeira. O lado inverteu oito minutos depois: Kléber recebeu na esquerda e cruzou para Taison, que se antecipou na pequena área, fazendo 2 a 0.

A vitória se transformou em goleada aos 18min, com Nilmar finalizando dentro da área. Ele mesmo, quatro minutos após, pegou de primeira e fez mais um. O Caxias simplesmente não conseguia tocar na bola.

O placar já beirava o improvável quando o volante Guiñazu, reconhecidamente um jogador que prefere o combate à finalização, recebeu na entrada da área, passou rasgando pela defesa grená, e fez o quinto gol, aos 32min.

Sem piedade, o Inter teve tempo para marcar mais dois gols ainda no primeiro tempo. Aos 39min, Magrão acertou o ângulo em conclusão de altíssima categoria. A goleada da etapa inicial se encerrou aos 43min, quando Taison passou por toda a defesa grená, deixou o goleiro no chão, e recuou para o amigo D’Alessandro fazer o dele.

Continua depois da publicidade

Acreditem: os times desceram para os vestiários sob o placar de Inter 7 x 0 Caxias.

Festa antecipada

O Inter diminuiu o ritmo na etapa final. E o Caxias melhorou, com mais trocas de passes e posse de bola. A torcida colorada passou a cantar todo seu repertório de sucessos, apenas esperando pelo final da partida para celebrar o título do Gauchão.

A recompensa do empenho grená saiu aos 20min. No primeiro lance do atacante colombiano Cristian Borja, que deixara a reserva um minuto antes, ele tabelou com Brida e marcou um golaço – o de honra do Caxias.

O gol foi aplaudido pelas duas torcidas. A esta altura, a imensa maioria colorada só queria saber de festejar na contagem regressiva para a volta olímpica no Estádio Beira-Rio. Mas os colorados queriam mais. Queriam igualar o placar de 2008 sobre o Juventude.

Foi o zagueiro Álvaro quem atendeu os pedidos da arquibancada, que clamava por “mais um”. Aos 43min ele completou mais um cruzamento de Kléber, fechando o placar em 8 a 1.

Continua depois da publicidade

Cantando sem parar, os colorados receberam com o apito final a autorização para tornar verdade aquilo que se sabia desde os seis minutos iniciais do jogo: Inter Campeão Gaúcho de 2009.

Se forem somados os turnos conquistados, o Inter já levantou três troféus no ano de seu centenário: as taças Fernando Carvalho e Fábio Koff; e o próprio Gauchão.

Futebol na quarta-feira

Na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, as duas equipes voltam a jogar. O Inter recebe o Guarani no Estádio Beira-Rio, pela Copa do Brasil. E o Caxias dá início à decisão do Interior, no Estádio Centenário, contra o Ypiranga – o jogo de volta será disputado em Erechim, no próximo domingo.