Inter e Juventude decidem a partir das 16h deste domingo o título de um dos Campeonatos Gaúchos mais emocionantes de toda a história. E as duas equipes prometem jogar como se o Estádio Beira-Rio sediasse uma final de Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
Acompanhe a partida no Minuto a Minuto do clicRBS.
Para o Inter, priorizar o Gauchão é uma maneira de vingar as três derrotas consecutivas impostas pelo Juventude neste campeonato. Houve uma no Beira-Rio (1 a 0), outra no Centenário (3 a 0) e a mais recente no Alfredo Jaconi (1 a 0), pela primeira partida da final.
Batido em três jogos, tendo sofrido cinco gols sem marcar nenhum, o Inter precisa de pelo menos dois de diferença para chegar ao seu 38º título gaúcho. Vencer por 1 a 0 levaria a decisão para os pênaltis, enquanto empatar ou perder é totalmente inviável para a conquista.
Mas duas excelentes notícias permitem ao Inter acreditar que dá para esquecer a lenda da touca verde. A primeira é o retorno do carrossel colorado: Guiñazu e Alex estão recuperados de lesão, e devem voltar à equipe em regime de urgência; e a segunda é a presença garantida de mais de 50 mil torcedores colorados nas arquibancadas.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre os bastidores da final no blog Pré-Jogo
No Juventude, o mistério persiste. O técnico Zetti fez treinos secretos e não revela se o volante Renan, lesionado, entra em campo às 16h deste domingo. Um desfalque certo é na defesa: sai o suspenso Márcio Alemão, e entra Laerte.
E outro fator, além da tão badalada touca verde – devido ao histórico recente de sucesso sobre o rival colorado – injeta ânimo extra no Juventude. O alviverde pode entrar para a história como o segundo clube do Interior a conquistar o bi-campeonato Estadual.
Apenas o Guarany-Ba – em 1920 e 1938 – tem no currículo dois títulos de Gauchão. E o Juventude, exatamente uma década após a vitória de 1998 (coincidentemente, sobre o próprio Inter, no Beira-Rio) pode se juntar ao alvi-rubro de Bagé.
Sete décadas separam a façanha do Guarany-Ba e a esperança do Juventude, enquanto o carrossel colorado lutará para fazer com que prevaleça seu histórico como maior campeão do Estado.
Continua depois da publicidade