Inter e Corinthians garantiram vaga para a Libertadores do ano que vem após a 37ª rodada do Brasileirão, realizada neste final de semana. Até agora, 29 times garantiram classificação. Além das equipes de Abel e Mano, vão para a competição: Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG.
Continua depois da publicidade
Inter vence Palmeiras por 3 a 1 e garante vaga na Libertadores
Os argentinos também chegam bem calçados. Depois de seis anos, Boca e River estarão juntos na competição. É possível que dos cinco grandes, só o Independiente fique fora. O San Lorenzo, campeão e abençoado pelo papa, está garantido, e o Racing lidera a duas rodadas do fim do Torneio Inicial. Vélez e Estudiantes-LP correm por fora na luta por vaga.
Luiz Zini Pires: jovens garantem tíquete do Inter na Libertadores
Os chilenos apresentam o Colo Colo. Time mais popular do país, montou equipe com média de 30 anos e que, apontam os especialistas, é a melhor desde 2006. Os uruguaios exibem o Nacional, do jovem técnico Álvaro Gutiérrez e das promessas Polenta, zagueiro, e Pereiro, meia. Para quem está com o passaporte na mão, é bom se preparar. A peleia será renhida.
Continua depois da publicidade
Confira com quem ficaram as outras vagas:
Argentina – 6 Vagas
Definidos: San Lorenzo, River Plate, Boca e Huracán.
Na luta por vaga: Racing – Lidera o Torneio Inicial 2014, a duas rodadas do final, dois pontos à frente do River. Se for campeão, entra na fase de grupos.
Vélez – Entra apenas se for o melhor time na tabela anual (sem contar River e San Lorenzo). Atualmente, disputa com o Boca. Atualmente, disputa esse posto com o Boca. Entraria direto na fase de grupos.
Estudiantes-LP – É Boca desde pequeno. Só chega à Libertadores, se o Boca acabar como melhor na tabela anual. Ficaria com a vaga destinada ao melhor argentino na Sul-Americana (na verdade, é dono da terceira melhor campanha, mas Boca e River já estariam garantidos). Esse time entra na pré-Libertadores, assim como o Huracán.
Bolívia – 3 vagas
Definidos: The Strongest, Universitario Sucre e San José, de Oruro
Os bolivianos entram na Libertadores com o que tem de mais forte: a altitude. O The Strongest manda os jogos nos 3,6 mil metros de La Paz. O Universitário Sucre joga a 2,8 mil, o equivalente a Quito. E Oruro, fica a 3,7 mil. Essa cidade entrou no noticiário brasileiro pela morte do torcedor Kevun Spada, atingido por um rojão atirado por corintianos em jogo da Libertadores de 2013.
Continua depois da publicidade
Chile – 3 vagas
Colo Colo está garantido. A segunda vaga sairá do Apertura. Faltam duas rodadas. Colo Colo e Universidad de Chile, com 38 pontos, e Wanderers, 37, disputam o título. A terceira vaga sairá de um torneio, chamado Liguilla.
Colômbia – 3 vagas
Nacional e Santa Fe estão garantidos. O Santa Fe pode entrar direto, como campeão do Colombiano do segundo semestre (os dois quadrangulares semifinais estão em disputa). Caso isso aconteça, Independiente Medellín, Deportivo Cali e Junior de Barranquilla disputam a vaga na pré-Libertadores.
Equador – 3 vagas
Emelec, por enquanto, é o único garantido. A segunda vaga deve ficar com o Independiente del Valle, líder do Clausura a quatro rodadas do final. A terceira vaga é do time com mais pontos na temporada. O Barcelona, de Guyaquil, é quem está na frente nesta corrida. A boa notícia para os brasileiros é que a LDU está praticamente fora, o que significa altitude mais amena. Em vez dos 2,8 mil de Quito, haverá os 2,5 mil de San Golqui, a 20 minutos da Capital e endereço do Independiente del Valle.
México – 3 vagas
O Tigres é da Capital. O maior desafio é chegar ao México. As viagens são longas, partindo de Porto Alegre consomem quase 12 horas. O Tigres é de Nuevo León, 700 quilômetros ao norte da Cidade do México. O Atlas é o segundo time de Guadalajara. O Monarcas Morelia entrou no nosso noticiário por levar Wilson Matias. Fica a 220 quilômetros da Capital.
Continua depois da publicidade
Paraguai – 3 vagas
Libertad está garantido como campeão do Apertura e lidera o Clausura, a duas rodadas do fim, dois pontos à frente do Cerro Porteño. Se levar essa taça também, O Guaraní entra direto na fase de grupos, e o Cerro Porteño, na pré-Libertadores. Caso o Cerro ganhe o Clausura, manda o Guaraní para a pré-Libertadores.
Peru – 3 vagas
Juan Aurich ganhou o Apertura e está garantido na fase de grupos. O Alianza Lima, campeão da Copa Inca, a Copa do Brasil dos peruanos, entra na pré-Libertadores. A duas rodadas do final, o Sporting Cristal lidera o Clausura com dois pontos de vantagem em relação ao Alianza Lima. Se o Alianza ganhar o título, a vaga na pré-Libertadores fica com o Melgar. Em tempo, o Juan Aurich manda seus jogos ainda no carpete de Chiclayo, onde o Inter jogou em 2012. E ele não teve reparos desde lá.
Uruguai – 3 vagas
Definidos: Danubio, Montevideo Wanderers e Nacional
Venezuela – 3 vagas
Definidos: Mineros de Guayana, Zamora e Deportivo Táchira