Oito meses após uma das decisões mais emocionantes e polêmicas dos últimos anos no futebol catarinense, Inter de Lages e Blumenau voltam a se encontrar em uma mesma competição. E se o objetivo em dezembro passado era sair da terceira divisão estadual, atual série C, a meta agora é voltar ao lugar de ambos jamais deveriam ter saído: a elite.

Continua depois da publicidade

A última vez que o Colorado Lageano e o Tricolor do Vale se enfrentaram foi marcante. Era domingo, 1º de dezembro do ano passado, e o confronto valia o título da terceira divisão. Seis mil pessoas foram ao Estádio Municipal Vidal Ramos Junior, o Tio Vida, em Lages.

Como na primeira partida, em Blumenau, o Inter havia perdido por 4 a 0, na volta, em seus domínios, precisava vencer por qualquer placar no tempo normal e empatar na prorrogação.

Nos 90 minutos, 3 a 1 para o time da casa. Mas no tempo extra, o atacante Negreiros, do Blumenau, teve um gol legítimo anulado pelo árbitro Célio Amorim que, mesmo com muita reclamação dos jogadores, dirigentes e torcedores do Tricolor, não voltou atrás da decisão. A prorrogação acabou em 0 a 0 e o Inter conquistou o título da terceira e a única vaga para a segunda.

Não bastasse a final em si, a polêmica arbitragem e as tradições de Inter e Blumenau dentro do futebol catarinense, uma recente rivalidade surgiu entre os dois clubes. Garantido na série B, o clube de Lages teve sete meses para buscar dinheiro e montar um bom time.

Continua depois da publicidade

Já o Blumenau, que precisaria disputar novamente a série C, conquistou a vaga na B só no fim de junho com a desistência do Imbituba e teve apenas três semanas para se preparar para a competição.

Neste momento, a diferença é de quatro pontos entre os dois times – 13 para o Inter, atual líder isolado; e 9 para o Blumenau, quinto colocado. Neste domingo, a partir das 15h30min, em Lages, o Tricolor buscará a vitória para interromper o avanço do Leão Baio que, por sua vez, se vencer o confronto, deixará bem encaminhada a conquista do primeiro turno e a consequente vaga ao quadrangular final.

Inter lidera a competição com 13 pontos: Foto: Nilton Wolff, O Goleador

Os técnicos de Inter e Blumenau permaneceram em seus cargos na tentativa de disputar a série A em 2015. Para eles, no entanto, a rivalidade entre os dois clubes se limita às arquibancadas, já que a competição atual é outra e os elencos são bem diferentes.

Com apenas três jogadores do ano passado – o zagueiro Vitor Hugo, o volante Bruno e o atacante Brasão -, o treinador do Inter, Nasareno Silva, quer que o seu elenco trate o jogo deste domingo como uma oportunidade de encaminhar o acesso sobre um concorrente direto.

Continua depois da publicidade

– A competição do ano passado já acabou, e o passado não pode interferir em nada agora.

Mesmo pensamento tem o treinador do Blumenau, Rodrigo Cascca. Ele também encara a partida deste domingo no Tio Vida como um desafio para o seu time que, se vencer, chegará aos 12 pontos e encostará no próprio Inter.

Cascca conta com quatro jogadores do ano passado – o zagueiro Lucas Pivatto, o lateral Diego, o volante Amaral e o meia Marcelinho. Na última segunda-feira, Cascca havia informado à reportagem do Diário Catarinense que o atacante Negreiros, principal contratação do Blumenau no ano passado, poderia se apresentar ao clube durante a semana para jogar contra o Inter neste domingo, mas o atleta não foi liberado pela diretoria do Foz do Iguaçu (PR) para voltar a Santa Catarina.

– Muita coisa mudou de lá para cá, e não vejo rivalidade. É mais um jogo em busca de pontos. Será uma partida difícil para nós, mas também para o Inter -, conclui o técnico do Blumenau.

Blumenau é o 5º, com nove pontos. Foto: Gilmar de Souza, Agência RBS

Apesar de ter aflorado por conta da final da terceira divisão de 2013, a rivalidade entre Inter de Lages e Blumenau é uma das mais antigas do futebol catarinense.

Continua depois da publicidade

O primeiro confronto entre os dois clubes ocorreu em 6 de novembro de 1954. No amistoso realizado em Lages, os colorados venceram por 4 a 2. Naquele tempo, o Blumenau ainda se chamava Palmeiras, nome que adotou entre 1944 e 1980.

Em 60 anos, Inter e Blumenau duelaram 93 vezes, com 33 vitórias do Inter, 35 vitórias do Blumenau e 25 empates. O Leão Baio marcou 102 gols e o Tricolor balançou as redes 120 vezes.

Blumenau x Inter de Lages, em 1992. Foto: Arquivo Inter de Lages

AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DE BLUMENAU

1ª DIVISÃO

* 1927: Brasil Esporte Clube foi vice-campeão na final contra o Avaí

* 1928: Brasil foi vice-campeão na final contra o Avaí

* 1932: Brasil foi vice-campeão na final contra o Figueirense

* 1947: Palmeiras Esporte Clube foi vice-campeão na final contra o América de Joinville

* 1949: Grêmio Esportivo Olímpico foi campeão na final contra o Avaí

* 1955: Palmeiras foi vice-campeão na final contra o Caxias de Joinville

* 1964: Olímpico foi campeão na final contra o Inter de Lages

* 1970: Olímpico foi vice-campeão na final contra o Ferroviário, de Tubarão

* 1988: Blumenau Esporte Clube (BEC) foi vice-campeão na final contra o Avaí

2ª DIVISÃO

* 1986: BEC foi vice-campeão na final contra o Paysandu, de Brusque

* 1987: BEC foi campeão na final contra o Figueirense

* 1993: BEC foi vice-campeão na final contra o Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama

3ª DIVISÃO

* 2013: Blumenau foi vice-campeão na final contra o Inter de Lages

COPA SANTA CATARINA

* 2009: Metropolitano foi vice-campeão na final contra o Joinville

AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DE LAGES

1ª DIVISÃO

* 1964: Inter foi vice-campeão na final contra o Olímpico, de Blumenau

* 1965: Inter foi campão na final contra o Metropol, de Criciúma

* 1974: Inter foi vice-campeão na final contra o Figueirense

2ª DIVISÃO

* 1989: Inter foi vice-campeão na final contra o Caçadorense

* 1990: Inter foi campeão na final contra o Juventus, de Jaraguá do Sul

* 2000: Inter foi campeão na final contra o Joaçaba

3ª DIVISÃO

* 2013: Inter foi campeão na final contra o Blumenau

SÉRIE A 2

* 2004: Clube Atlético Lages (CAL) foi campeão na final contra o Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama

COPA SANTA CATARINA

* 1992: Inter foi vice-campeão na final contra o Brusque

FONTE: Federação Catarinense de Futebol (FCF)