O chocolate deve ser o item escolhido por 99% dos joinvilenses que vão presentear alguém ou efetuar compras para a Páscoa de 2019, a média mais alta do Estado. E a tendência é de que a busca se concentre em produtos mais em conta. Prova disso é o tíquete médio de compras relacionados à data, que deve ser de R$ 133,94 em Joinville, valor 4% menor que a intenção de compras verificada no ano passado.

Continua depois da publicidade

Os números fazem parte da pesquisa de Intenção de Compras para a Páscoa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), que ouviu 2.138 pessoas nos sete municípios com maior potencial de consumo de Santa Catarina.

Além de Joinville, foram ouvidos consumidores de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Lages e Itajaí. A projeção média de gastos no Estado neste ano é de R$ 157,44 na Páscoa – 17,5% superior à média joinvilense.

Ao aparecer mais contido na intenção de gastos com a data perante os outros centros urbanos estaduais, o consumidor da maior cidade catarinense também promete ser o mais cauteloso na escolha do produto: 89,6% dos entrevistados na cidade devem pesquisar preços antes de ir ao comércio, e 84% deles devem considerar justamente o valor como principal fator de escolha (a média estadual nesse quesito é de 39%).

O cuidado se estende a forma de pagamento prevista: 80,3% será no débito e no dinheiro, enquanto apenas 11,7% irão parcelar as compras no cartão de crédito. O indicador representa mudança na situação financeira dos entrevistados em um ano: 78,6% dizem que a condição econômica está igual ou melhor que em 2018, número bem superior aos 21,1% que consideram estar pior.

Continua depois da publicidade