Inteligência Artificial (IA) é um conceito relativamente novo, mas que tem revolucionado todos os setores da sociedade moderna. Uma das áreas que mais tem se beneficiado com os avanços é a mobilidade urbana, já que a tecnologia supre diversos desafios enfrentados na locomoção de pessoas. Em um mundo em que as cidades crescem em ritmo exponencial, a IA oferece soluções capazes de tornar os sistemas de transporte mais eficientes, sustentáveis e adaptáveis às necessidades dos cidadãos.
Continua depois da publicidade
Através de sistemas inteligentes que utilizam a tecnologia de IA, é possível criar um planejamento urbano que facilite a coleta, integração e processamento de dados. O uso pode otimizar o gerenciamento do tráfego, além de oferecer facilidades para motoristas e pedestres. Um exemplo está nos aplicativos de transporte, que usam a IA para organizar as rotas.
Afinal, como funciona a IA?
Um das principais funcionalidades da IA na mobilidade urbana é sua capacidade de analisar grandes volumes de dados em tempo real. Sensores, câmeras e dispositivos similares podem coletar informações que facilitam a mobilidade, como o fluxo de veículos, transporte público, condições climáticas e até eventos inesperados, como acidentes. Esses dados são processados por algoritmos inteligentes, que identificam padrões, antecipam problemas e propõem soluções rapidamente.
Um exemplo de uso da IA para otimizar o trânsito está nos engarrafamentos. Através desta tecnologia, é possível detectar aumentos no tráfego de veículos em horários específicos e sugerir rotas alternativas para que os motoristas consigam escapar do congestionamento. Ainda, outro uso recente está nos sistemas de semáforos inteligentes, que conseguem se adaptar em tempo real conforme o trânsito, reduzindo o tempo de espera nos cruzamentos.
No transporte público, as iniciativas de Inteligência Artificial envolvem a otimização de rotas, o ajuste dos horários com base na demanda e a facilidade para agir rapidamente a eventos inesperados, como atrasos ou aumento da demanda. Já em aplicativos de transporte, o uso de algoritmos avançados para otimizar o uso de veículos e rotas também está em alta.
Continua depois da publicidade
IA e as cidades inteligentes
O uso da Inteligência Artificial no contexto da mobilidade urbana é um exemplo da evolução de cidades inteligentes — ou seja, centros urbanos que usam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Esse modelo tem permitido que as cidades tornem-se mais sustentáveis, conectadas e preparadas para atender às demandas da comunidade. Neste contexto, o Brasil tem se posicionado como um dos líderes mundiais em investimentos em IA: de acordo com uma pesquisa da IDC, até o final do ano, o país terá investido mais de US$240 milhões neste tipo de tecnologia.
Com isso, as cidades brasileiras têm se tornado mais inteligentes. O Ranking Connected Smart Cities chegou na 10ª edição em 2024, e ranqueou as cidades brasileiras que mais usam a tecnologia para melhorar o ecossistema e a comunidade dos moradores. Desenvolvido pela Urban Systems em parceria com a Necta, o ranking faz o mapeamento de acordo com indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.
Florianópolis ocupa liderança
Pelo segundo ano consecutivo, a capital de Santa Catarina, Florianópolis, ocupou o primeiro lugar na lista de cidades mais inteligentes do Brasil. Ao todo, 656 cidades com mais de 50 mil habitantes foram analisadas. O estudo destacou o avanço de Florianópolis nos eixos de mobilidade, segurança e saúde, consolidando-se entre as melhores do país nessas categorias.
Alguns dos pontos que têm feito a capital catarinense se destacar no cenário mundiais são a expansão de ciclovias, aumento no tratamento de esgoto e cobertura de internet. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.
Continua depois da publicidade
Em setembro deste ano, a capital catarinense também recebeu uma nova ferramenta de IA para incentivar a construção de uma cidade melhor. É o Agente de IA que aos moldes de um chat, tem como objetivo promover reflexões sobre o futuro da cidade e estimular o engajamento social.
Temos também o Floripa no Ponto 2.0, um aplicativo que oferece acompanhamento em tempo real das linhas de ônibus. Utilizando rastreamento via rede de dados móveis 4G, o sistema proporciona uma cobertura ampla e disponibilidade para localizar os ônibus. Além disso, os usuários podem acessar horários e mapas digitais das linhas, planejar seus deslocamentos informando os pontos de origem e destino, e receber alertas e notícias sobre o transporte municipal.