Muito se fala sobre como as IAs estão transformando as profissões e o mercado de trabalho, mas seu papel não se limita somente a isso. O avanço da inteligência artificial nos hobbies também merece destaque, já que o lazer representa outra parte importante do cotidiano das pessoas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A principal virtude das inteligências artificiais é a sua versatilidade. Por ser uma tecnologia razoavelmente nova que segue em constante evolução, suas capacidades podem ser adaptadas para praticamente qualquer propósito. No segmento de lazer, as IAs já são exploradas em atividades como:
- Jogos digitais
- Prática de exercícios físicos
- Desenvolvimento de obras artísticas
- Elaboração de jogos cognitivos.
Como as IAs estão colaborando em cada um desses aspectos?
Inteligência artificial nos hobbies de jogos
Os jogos digitais são um dos campos mais promissores para o uso de inteligências artificiais, já que se trata de um conteúdo diretamente atrelado à tecnologia. Contudo, a evolução dos algoritmos não se limita somente a entregar mais diversão através dos videogames, mas, sim, em estimular diferentes habilidades do jogador.
Continua depois da publicidade
Tomemos como exemplo o xadrez, um jogo muito antigo que pode ser jogado tanto no mundo real quanto no virtual. Hoje, já existem diferentes plataformas equipadas com IAs para auxiliar os jogadores em diferentes níveis, seja os ensinando a jogar ou dando dicas para aprimorar suas técnicas.
Graças ao recurso chamado de aprendizagem de máquina (machine learning), as IAs conseguem encontrar padrões dentro da forma como cada pessoa joga e personalizar suas dicas, garantindo um processo de aprendizado mais adequado ao perfil do jogador.
Inteligência artificial nos hobbies esportivos
As inteligências artificiais também vêm ganhando muito espaço na prática recreativa de esportes. Com apenas alguns dados, os algoritmos já são capazes de desenvolver planos de treino ideais para cada indivíduo, levando em consideração seu biotipo e o objetivo de quem está praticando.
Graças a alguns dispositivos tecnológicos, como smartphones e smartwatches, as pessoas também contam com um personal trainer virtual 24 horas por dia. Esses aparelhos estão monitorando suas atividades constantemente e proporcionando informações valiosas sobre sua saúde e desempenho.
Continua depois da publicidade
Inteligência artificial nos hobbies artísticos
Hobbies que envolvem atividades artísticas também não ficam em desvantagem nesse quesito. As inteligências artificiais generativas continuam evoluindo a todo vapor e se aperfeiçoando cada vez mais na geração de imagens, vídeos e músicas – criando materiais que podem servir de complemento às criações humanas, sempre de forma bastante específica.
Até mesmo atividades artesanais podem ser beneficiadas. Com agulhas de crochê e uma boa IA, por exemplo, já é possível obter receitas e orientações exclusivas para criar estampas realmente únicas. Assim como os algoritmos estimulam o aprendizado nos jogos digitais, eles podem fazer o mesmo em tantos outros contextos.
Leia mais
Artes marciais no metaverso: como essa modalidade cresce no mundo virtual?
Wearables para pets: tecnologia que transforma o cuidado com a saúde animal