
A presença da Inteligência Artificial na área da engenharia pode até não ser um assunto amplamente discutido atualmente, mas é um fator de grande potencial para a evolução da área. Até mesmo o engenheiro de produção pode trabalhar com a I.A. no seu dia a dia fazendo uso das técnicas de automação e análise de dados preditivos, isso sem falar do constante avanço que esta tecnologia promove nas indústrias em um processo de automatização da mão de obra.
Continua depois da publicidade
O engenheiro de produção é um profissional que tem campo de atuação tanto no segmento industrial quanto na área de serviços. Atualmente ele é responsável pelas atividades de planejamento, logística, melhoria de processos, gestão da qualidade, análise de risco, gestão da tecnologia e outras funções que estejam ligadas desde a linha de produção até a última etapa da chegada ao consumidor final.
Mesmo com as limitações de recursos provenientes da Inteligência Artificial na indústria, ainda é possível torná-la mais presente, principalmente ganhando corpo em tarefas operacionais.
Desafios como, por exemplo, analisar informações e dados relacionados a diferentes processos e sistemas; e ter o domínio dos métodos de modelagem, análise e projeto de sistemas de produção, podem ser fatores decisivos para a ampliação de muitos resultados da empresa. Ganhos como a menor incidência de erros, a redução do custos operacionais, e um maior retorno financeiro a longo prazo são alguns dos indicadores de destaque ao usar a Inteligência Artificial nesta área.
Continua depois da publicidade
Como aplicar a Inteligência Artificial na Engenharia de Produção na prática?
Qualidade e segurança: quando falamos de Engenharia de Produção, um dos pontos de maior atenção em todo o processo é a garantia de qualidade e segurança em 100% do processo. Neste sentido, é grandioso sabermos que a Inteligência Artificial pode auxiliar neste desafio. Dados apontados pela IoT Analytics mostram que a inspeção e a garantia da qualidade são a segunda maior categoria de casos de uso de I.A. no setor industrial, com 20,5%. Embora existam várias maneiras de fazer a inspeção de qualidade baseada em I.A., a inspeção óptica automatizada é de longe a maior subcategoria.
> Colar que impede a mão no rosto, tecido que mata o vírus e mais 3 tecnologias contra o coronavírus
Otimização da cadeia de suprimentos: grande parte das implementações da Inteligência Artificial no segmento estão envolvidas com as melhorias na cadeia de suprimentos industriais. O gerenciamento do inventário das indústrias é uma das ferramentas com mais eficiência a curto prazo. Ao realizar uma análise preditiva do uso dos insumos, tarefas relacionadas ao inventário e a compra de itens necessários a I.A. pode trazer um grande ganho de produtividade nesta área.
> Nova máscara japonesa traduz a fala em 8 idiomas
Estes são apenas dois exemplos de com a I.A. pode ser um fator predominante para o avanço dos negócios na área da engenharia. Com o aumento da procura pelas vantagens da Inteligência Artificial no meio industrial, certamente os próximos anos serão repletos de surpresas e crescimento nesta área.
Continua depois da publicidade