Nos dias 12 e 13 de setembro, Blumenau se tornou o centro de discussões sobre inovação e tecnologia aplicadas à gestão empresarial com a realização do Conexão WK 2024. O evento reuniu mais de 700 profissionais, incluindo CEOs, gestores de TI, contadores e empreendedores, interessados em explorar as tendências e soluções que prometem transformar negócios e carreiras.

Continua depois da publicidade

Com uma programação robusta, o evento contou com mais de 50 palestras e painéis simultâneos, que abordaram temas como Inteligência Artificial, governança corporativa e gestão estratégica. Entre os destaques, Luis Lobão e Anderson Godz compartilharam suas perspectivas sobre o impacto das inovações tecnológicas nos negócios.

Inteligência Artificial no centro das discussões

A Inteligência Artificial Generativa (IA) foi um dos principais temas debatidos no Conexão WK 2024. Márcio Tomelin, Diretor de Mercado e Produto da WK, afirmou que a IA está promovendo uma “Revolução Criativa”, em que as máquinas dividem o poder criativo com os humanos. “A inteligência artificial está democratizada, online e em constante evolução”, declarou.

Tomelin destacou ainda o impacto da IA na produtividade das empresas. “A IA pode aumentar a produtividade em até 66%, impactando diretamente setores como programação, onde o uso da tecnologia permite uma produção 126% maior em projetos por semana. Além disso, a IA generativa ajuda a reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas, como a busca de informações, otimizando o trabalho de equipes inteiras.”

Por sua vez, Eduardo Ferreira, da Infracommerce, reforçou a aplicação da IA no setor logístico, mostrando como a tecnologia tem ajudado a prever vendas, evitar rupturas de estoque e otimizar o capital de giro das empresas.

Continua depois da publicidade

Apesar do entusiasmo, Luis Lobão, ex-diretor da HSM Educação Corporativa, alertou que a adoção da IA ainda está sendo implantada no Brasil. “Apesar da frequência que ouvimos falar sobre IA e da sua significativa adesão pelos brasileiros para produção de pequenos textos e outras tarefas pontuais, ela ainda não é utilizada de forma efetiva na gestão da maioria das empresas no país”, disse.

Nos dias 12 e 13 de setembro, Blumenau se tornou o centro de discussões sobre inovação e tecnologia (Foto: Pedro Waldrich)

Brasil e o papel estratégico na Inteligência Artificial

O presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf, trouxe uma perspectiva geopolítica, destacando o papel estratégico do Brasil na aplicação de IA, devido à diversidade de seus dados em setores como saúde, justiça e meio ambiente. “Essa diversidade, associada à grande escala de setores como saúde, judiciário e meio ambiente, pode posicionar o país como um ator global relevante na aplicação de IA”, afirmou Wolf, citando exemplos como a base de dados do ConecteSUS e os desafios ambientais, como queimadas, que o país enfrenta.

Durante o evento, foi apresentado pela WK a Mik Especialista, uma solução inovadora de IA integrada ao WhatsApp (Foto: Pedro Waldrich)

Lançamento da Mik Especialista: IA para gestão financeira

Durante o evento, foi apresentado pela WK a Mik Especialista, uma solução inovadora de IA integrada ao WhatsApp, desenvolvida para transformar a gestão financeira das empresas. A ferramenta oferece respostas em tempo real sobre inadimplência, fluxo de caixa e outros dados financeiros, facilitando a tomada de decisões estratégicas. “Estamos criando uma grande orquestração de dados e inteligência artificial, que não só traz respostas rápidas, mas devolve às pessoas a capacidade de serem mais humanas ao tomarem decisões baseadas em dados precisos e em tempo real”, explicou Tomelin.

Palestras silenciosas e feira de negócios: Um formato inovador

Uma novidade elogiada pelos participantes do evento foi o formato de “palestras silenciosas”, onde os espectadores utilizam fones de ouvido para escolher e focar nas apresentações de seu interesse. Esse formato garante maior imersão, personalizando a experiência de aprendizado e minimizando as distrações.

Continua depois da publicidade

Além das palestras, a Feira de Negócios e os espaços interativos foram uma vitrine de inovações tecnológicas, onde parceiros da WK demonstraram suas soluções. Esses ambientes estimularam o networking e a criação de novas parcerias estratégicas, aproximando líderes e empreendedores.

Além das palestras, a Feira de Negócios e os espaços interativos foram uma vitrine de inovações tecnológicas (Foto: Pedro Waldrich)