A tecnologia ajudou a tornar a final do Campeonato Catarinense mais segura. A catarinense Intelbrás desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial para aferir a temperatura e identificar o uso de máscaras no acesso dos jogadores, equipe técnica e imprensa nos estádios. O sistema foi usado nas finais do campeonato e já foi utilizado – e aprovado – na Arena Condá, em Chapecó, e no estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
> Chapecoense garante boa vantagem para a final em Brusque
O sistema, utilizado em parceria com a Discfone, funciona de forma simples: todos os envolvidos passam em fila diante das câmeras que fazem a aferição da temperatura, sem gerar aglomerações e garantindo a segurança do evento. Além disso, a função de reconhecimento facial da solução identifica se cada pessoa está respeitando o uso da máscara no momento da entrada.
A solução tecnológica da Intelbras é composta por câmera térmica, gravador inteligente de imagens, equipamento de precisão para medição de temperatura e Software de Monitoramento. A solução identifica e gera alertas de pessoas com alta temperatura, um dos sintomas da Covid-19, de forma automática com auxílio da Inteligência Artificial, podendo acionar sistemas de alarme, controle de acesso, avisos na tela do operador, entre outros.
A solução térmica da Intelbras mede a temperatura de até 15 pessoas simultaneamente, ajudando a identificar rapidamente possíveis doentes e evitar que eles entrem nos estádios.
Continua depois da publicidade
> Tecnologia a favor do amor; adoções são feitas de forma on-line no estado
Tecnologia de ponta “salva” poço artesiano em Penha

Um poço artesiano, no bairro Santa Lídia, em Penha, foi salvo por uma tecnologia de ponta. Colocado em operação no final de 2019, o equipamento apresentou presença de ferro, que corrigida foi com a instalação de um filtro de resina catiônica desferrizador. O poço, localizado em uma região estratégica do município, reforça o abastecimento, com capacidade de produzir 100 metros cúbicos de água por dia.
> Aplicativo facilita operações de crédito para colaboradores de empresas
Floripa é a 2ª cidade mais conectada do Brasil
Florianópolis ficou em 2º lugar no ranking geral de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, o “Connected Smart Cities 2020”, que reflete os investimentos feitos em tecnologia nos últimos anos. São Paulo ficou com o 1º lugar na principal categoria, além de ficar no topo da lista nas categorias Região Sudeste; Cidades com + de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; e Mobilidade e Acessibilidade.
> Plano quer transformar Florianópolis em cidade inteligente até 2030
O “Connected Smart Cities 2020” leva em consideração quesitos como mobilidade e acessibilidade, parque tecnológico, empregos, educação, pesquisa e desenvolvimento, inovação, pontos de acesso a internet por 100 habitantes, velocidade média de banda larga, dentre outros.