O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB), foi até Brasília para uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB) e uma reunião técnica representantes da Secretaria Nacional da Defesa Civil. O objetivo foi pedir recursos para a recuperação das praias – principalmente do Norte e do Sul da Ilha – após a recente forte ressaca.
Continua depois da publicidade
Ainda na Capital Federal, o prefeito concedeu entrevista por telefone à CBN Diário nesta quinta-feira (28) e disse que, pelo menos, um valor de R$ 1 milhão foi garantido pelo ministro para as obras emergenciais.
— Apresentamos um plano de trabalho de recuperação para ser executado antes da temporada de verão — garantiu o prefeito da Capital.
Os “recursos de resposta” serão destinados à limpeza emergencial das praias, à recomposição de iluminação, à recuperação dos postos de salva-vidas e dos acessos ás localidades atingidas.
— Estamos apresentando (também) um plano de trabalho para o “recurso de recuperação”, e aí busca-se ter a ampliação da faixa de areia e ações como muros e encostas preventivos para evitar novos danos — disse Gean Loureiro.
Continua depois da publicidade
Em uma primeira estimativa feita pela Defesa Civil de Florianópolis, o valor para a recuperação dos pontos atingidos pela ressaca chegou a R$ 4 milhões.
Leia mais notícias da Grande Florianópolis na Hora
Ouça a reportagem: