Este apartamento em Curitiba parece ter sido decorado para um grande Réveillon, com tudo em branco. A arquiteta Carla Kiss, com escritório na capital do Paraná, explica o motivo da criação da proposta monocromática e os recursos de estilo e conforto, como o uso de espelhos e a uniformidade entre os espaços sociais integrados.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que precedeu o décor uma reforma – tudo para formatar o imóvel de 89 metros quadrados sob medida para acolher uma família de quatro integrantes, um casal com dois filhos adultos, vindos de uma casa ampla.

– Para criar maior amplitude e sensação de tranquilidade e paz – resume Carla a razão das tonalidades claras, explicando também o recurso extra de lançar mão do tom durado, “para não deixar o ambiente monocromático cansativo”.

Quando a arquiteta escolheu essa combinação, estava especificando um projeto de interiores com duas das cores do ano de 2013 – branco e vermelho de Xangô e Iansã, junto com dourado ou amarelo de Oxum.

À luz dos detalhes

Continua depois da publicidade

Entre os recursos para harmonizar o branco total, como o piso de madeira e as texturas diferenciadas de branco, há os efeitos planejados pela iluminação. Os pendentes dourados sobre a mesa de jantar são marcantes na área social:

– Aliam beleza a eficiência, pois criam uma iluminação com efeito bastante agradável sobre a mesa – ressalta Carla.

Na maior parte dos ambientes integrados de convívio, contudo, o projeto luminotécnico é composto em grande parte por spots embutidos para criar áreas de diversos níveis de destaque, com LEDs embutidos nos nichos e dicroicas com ângulos especiais. Arandelas embutidas no painel atrás do sofá têm apelo estético e criam uma atmosfera especial para a sala, com a iluminação indireta por meio de lâmpadas halógenas.