A reunião do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, com secretários estaduais do setor em Brasília, nesta quinta-feira (15) tratou, entre outros pontos, sobre a integração das policias.

Continua depois da publicidade

– Essa integração passa a ser imediata – disse o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Junior.

O titular da pasta disse que Santa Catarina já saiu na frente nesta aspecto. Há duas semanas, ocorreu uma operação que reuniu polícias dos três estados da região Sul com foco nos crimes em regiões de divisas e áreas de fronteira.

– O convênio que está sendo costurado é para tanto dividir as informações, principalmente em relação ao crime organizado, como também em operações conjuntas – explicou o secretário.

Confira a reportagem de Leandro Lessa para a CBN Diário:

Continua depois da publicidade

Outro assunto apresentado durante o encontro desta quinta foi a liberação de uma linha de crédito no BNDES para projetos de segurança, com R$ 32 bilhões para os estados e R$ 10 bilhões para os municípios. Porém, a preocupação dos secretários é sobre a forma deste financiamento.

– O pedido dos secretários estaduais de Segurança foi que tivéssemos recursos especialmente para custeio e a fundo perdido – alegou Alceu Pinto Junior.

Como ainda há estados em que a secretaria de Segurança Pública ainda está ligada às questões ligadas ao sistema prisional – em Santa Catarina, existe a pasta da Justiça e Cidadania –, uma das pautas da reunião foi a desburocratização e celeridade de análise dos projetos de construção e ampliação de unidades junto aos órgãos de financiamento da União.