O Reino Unido registrou temperatura recorde para o país nesta terça-feira: 40,2°C. Luiza Fellin, uma catarinense que vive em na cidade de Leeds, ao norte de Londres, descreveu o dia como “insuportavelmente quente”. Isso porque o país não é preparado para temperaturas tão altas e tem registrado mortes e incêndios causados pelo calor.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
Por volta das 14h, Leeds registrou 38°C. A publicitária de 25 anos conta que os ingleses têm se abrigado nos poucos lugares com ar-condicionado na cidade. Biblioteca, shopping e a área comum do prédio onde Luiza mora ficaram cheios de pessoas buscando um refúgio do tempo abafado. Já nas ruas, a jovem conta que é comum ver pessoas transitando sem camisa.
— Hoje [o calor] foi muito pior que ontem. É bizarro, porque nunca chegou a isso, todo mundo reclamando, mas acho que tem que reclamar. É até poético, porque a gente passa o inverno pedindo calor, mas não estamos preparados pra essas temperaturas. Eu agora, por exemplo, estou com dor de cabeça, 21h30min, fisicamente exausta, é muito abafado — fala.
Exaustão, inclusive, é sentimento comum entre os ingleses, segundo Luiza. Ela conta ter entrado na biblioteca e ter encontrado pessoas estudando, mas também muitos, que em silêncio, buscavam se refrescar.
Continua depois da publicidade
Nas conversas, o tema é o mesmo: o calor e o quanto está insuportável. De acordo com a jovem, os ônibus são feitos para dias frios, com menos janelas do que os do Brasil.
De acordo com o g1, o recorde de 40,2°C foi atingido nos arredores do aeroporto de Heathrow, em Londres. O calor é registrado em toda a Europa, que já registrou mais de mil mortes e centenas de incêndios ainda ativos.
O recorde, segundo o chefe de ciência e tecnologia do Met Office, Stephen Belcher, seria causado pelo aquecimento global.
— Para mim, [o recorde] é um lembrete real de que o clima mudou e vai continuar a mudar. Pesquisas do Serviço de Meteorologia mostram que, em tempos normais, seria virtualmente impossível que o Reino Unido alcançasse a temperatura de 40ºC — declarou ao g1.
Continua depois da publicidade
Leia também
Novas gerações demonstram preocupação com sustentabilidade
Mais de 35% das cidades de SC estão em estado de alerta para Covid-19
SC ainda não começou vacinar crianças menores de 5 anos contra Covid; entenda motivo