Os institutos federais de Santa Catarina contam com diversas opções de cursos gratuitos e bem conceituados em diversas cidades do Estado. Com um formato diferente das faculdades tradicionais, o IFSC e o IFC oferecem não apenas o Ensino Superior, mas também cursos técnicos que podem ser feitos paralelamente ou após o Ensino Médio. Somadas, as vagas oferecidas pelos dois centros neste processo seletivo chegam a quase 6 mil, sem contar os ingressos pelo Sisu. Conheça melhor os dois institutos federais catarinenses e descubra se algum deles é a opção certa para você.

Continua depois da publicidade

IFSC

Gestão da tecnologia em alta

Diferentes das universidades, os institutos federais também se concentram nas formações básicas: ensino médio, cursos técnicos, cursos superiores e pós-graduação, mas sempre com foco na formação profissional dos estudante. Neste ano, 12.367 pessoas se inscreveram para o vestibular e disputam uma das vagas.

Continua depois da publicidade

Como explica André Soares Alves, diretor de Assuntos Estudantis do IFSC, a origem dos dois institutos diz muito sobre o caráter atual deles. Enquanto o IFC é ligado a escolas agrotécnicas federais, o IFSC surgiu a partir do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

– Mas depois que essas escolas deram lugar aos institutos, ficou tudo misturado e agora o foco é nas demandas regionais. Cada polo do IFSC e do IFC atende necessidades específicas de acordo com a localização – resume Alves.

A graduação mais concorrida do IFSC neste semestre, por exemplo, é o de Gestão da Tecnologia da Informação, em Florianópolis, com 52 candidatos por vaga. Com uma abordagem bastante prática, o curso dura seis semestres e habilita o estudante para desenvolver aplicativos computacionais, avaliar e desenvolver projetos de T.I. e desenvolver pesquisas na área tecnológica. Para Antônio Pereira Cândido, coordenador do curso, a explicação para a alta procura está no crescimento das profissões ligadas à tecnologia dentro das empresas modernas:

Continua depois da publicidade

– Já houve uma época em que os cursos de tecnologia careciam de recursos públicos, mas hoje eles estão em bastante evidência no governo federal. É um mercado cada vez mais consolidado. Já as empresas têm entendido as vantagens de ter gestores da informação envolvidos nos processos produtivos – explica.

As vagas do IFSC

Ensino Superior:

650 vagas

Cotas = 50%, sendo 70% dessas via Sisu (nota do Enem)

Concorrência = 50%, sendo 70% via Sisu (nota do Enem)

Ensino Técnico:

2.996 vagas (apenas por Exame de Classificação)

Cotas = 50%

Concorrência = 50%

IFC

Para os amantes da agropecuária

No IFC os candidatos disputarão 3.210 vagas em cursos superiores e técnicos neste semestre. O instituto se originou a partir das escolas agrotécnicas federais de Concórdia, Rio do Sul e Sombrio, e também dos colégios agrícolas de Camboriú e Araquari (os dois últimos em funcionamento desde a década de 1950). Devido às necessidades das cidades onde o instituto tem polos, uma parte considerável dos cursos é voltada ao ensino agropecuário.

– A constituição do IFC é muito agrícola, e embora hoje possamos diversificar a oferta de cursos, não teria razão para negarmos nossa longa história com o campo – explica a pró-reitora de ensino do instituto, Josete Mara Stahelin Pereira.

Continua depois da publicidade

O curso superior de Ciências Agrícolas do Campus de Araquari, por exemplo, é o único do Estado em sua área. Já o Técnico Integral em Agropecuária é ofertado em Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Sombrio e Videira, somando uma oferta de mais de 700 vagas. O coordenador do técnico, Adolfo Jatobá, explica que um profissional formado em Agropecuária pode atuar em diversas frentes, da reprodução animal ao cultivo de vegetais.

– Nosso curso é o mais antigo do campus de Araquari, foi fundado quando o centro era uma escola agrotécnica. Ainda que os cursos do IFC não sejam necessariamente ligados à produção agrícola, é possível notar como grande parte deles priorizam a área, enquanto os do IFSC são mais voltados à indústria e à tecnologia.

As vagas do IFC

Ensino Superior:

1.185 vagas (via vestibular e Sisu)

Cotas = 55% do total

Concorrência = 45% do total

Ensino Técnico:

2.025 vagas (apenas por Exame de Classificação)

Cotas = 60% do total

Concorrência = 40% do total

O vestibular do IFC

– É uma prova de 50 questões objetivas e uma redação, com duração de cinco horas.

– São 50 questões objetivas, divididas em quatro áreas similares às do Enem

– Ciências da Natureza (12 questões), Ciências Humanas (12), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (16 questões) e Matemática (10 questões)

Continua depois da publicidade

Sisu e cotas

No IFSC, a porcentagem das vagas na graduação preenchidas via Sistema de Seleção Unificada aumentou de 50% para 70% no processo seletivo deste semestre. Por isso, a concorrência pelo vestibular comum cresceu consideravelmente e dificultou a entrada das pessoas que não fizeram nenhuma das últimas provas do Enem. No IFC, o número de vagas no Ensino Superior ofertadas via Sisu permaneceu em 50%. Os cursos técnicos de nenhum dos dois institutos têm ingresso pelo Sisu.

Os cursos mais disputados

Tanto o IFSC quanto o IFC têm cursos superiores, além de três modalidades de cursos técnicos: integrados (aqueles em que o aluno cursa o Ensino Médio e o técnico no instituto), concomitante (em que o aluno cursa o Ensino Médio em outra instituição e o curso técnico no instituto) e os subsequentes (aqueles em que o aluno faz depois de concluir o Ensino Médio). Para entrar entrar nos cursos técnicos, o candidato deverá participar do Exame de Classificação do instituto escolhido, ambos aplicados no dia 8 de dezembro.

– Entre os técnicos integrados do IFSC, os três cursos mais concorridos são do Campus Florianópolis: Edificações, Eletrônica e Química.

Continua depois da publicidade

– Nos concomitantes, o mais disputado é o de Eletromecânica do Campus Araranguá, seguido por Informática e Edificações do Campus Canoinhas.

– Já entre os subsequentes, os três mais concorridos também são do Campus Florianópolis: Enfermagem, Edificações e Segurança do Trabalho.

– Confira aqui a lista completa da concorrência do IFSC.

– No IFC, os cinco cursos técnicos mais concorridos são integrados: Informática e Controle Ambiental (os dois no Campus Camboriú), Informática (Araquari), Hospedagem e Agropecuária (ambos em Camboriú)

Continua depois da publicidade

Não vacile

? Lembre-se de ter um documento oficial de identificação, original e com foto. Se você não tiver um documento por motivo de perda, roubo ou extravio, deverá apresentar Boletim de Ocorrência emitido há, no máximo, noventa dias.

? Leve caneta esferográfica transparente, com tinta preta ou azul.

? Chegue ao local de realização da prova com pelo menos 30 minutos antes do início do exame.