Apesar de não estipular uma data, a direção do Instituto Vida, nome da instituição que vai administrar o antigo Hospital Santa Inês, diz que pretende abrir a unidade até o fim do ano. A previsão inicial era de que o atendimento iniciasse no dia 20 de setembro, data divulgada depois de uma visita de vereadores da região no fim de agosto. Serão abertos 160 leitos, 10 leitos de UTI, cirurgia, internação, traumato-ortopedia e neurocirurgia. Pelo menos 60% dos atendimentos e leitos serão destinados ao SUS.

Continua depois da publicidade

O gerente administrativo do Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev), Luís Tadeu Branco, não falou quais os motivos que atrasaram a abertura do hospital. Mas ele disse que as obras estão em fase final de implantação.

– A maioria já está concluída. Estamos na fase de limpeza e de sinalização interna. Os equipamentos necessários já chegaram – conta.

No site oficial do Isev, já consta a unidade de Balneário Camboriú, mas a única notícia ainda mostra que a unidade seria aberta no dia 20 de setembro. Entre os serviços especificados estão pronto atendimento 24 horas, radiologia, tomografia, endoscopia, ortopedia, traumatologia, neurologia e internação psiquiátrica.

Investimento

Continua depois da publicidade

A previsão inicial era de investimento de R$ 1 milhão na reforma do prédio. Esse recurso vem todo da instituição. A verba do poder público só pode chegar depois que a unidade entrar em funcionamento. Ainda está em fase de estudo para ver se o Instituto Vida pode integrar a rede de urgência e emergência, que traz verbas do governo federal para reforma e manutenção da unidade. O certo é que a unidade terá leitos de retaguarda e de longa permanência, o que foi um pedido do Estado.

O Instituto Vida é uma entidade particular sem fins lucrativos, constituída em 2005 no Rio Grande do Sul. Além de manter uma comunidade terapêutica em Esteio (RS), o Isev administra hospitais em outras quatro cidades gaúchas: Taquari, Arroio dos Ratos, Cacequi e Bom Jesus.