O Instituto Rio Branco (IRBr) divulgou nesta terça-feira que estará disponível no site o guia de estudos para o concurso de admissão à carreira de diplomata a partir do dia 12. A leitura é obrigatória e de caráter complementar ao edital.

Continua depois da publicidade

O concurso oferece 105 vagas de diplomata, sendo seis delas reservadas aos candidatos portadores de deficiência. O cargo exige nível superior. O salário é de R$ 10.906,86. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59min de 12 de fevereiro, pelo site. A taxa de inscrição é no valor de R$ 110.

Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, o Cespe/UnB irá disponibilizar locais com acesso à internet, listados no edital de abertura.

Pode pedir isenção da taxa o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.

O concurso terá quatro fases. A primeira terá prova objetiva, com questões de português, de história do Brasil, de história mundial, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público.

Continua depois da publicidade

A segunda fase é constituída de prova escrita de português. A terceira engloba provas escritas de história do Brasil, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de economia e de noções de direito e direito internacional público. A quarta fase terá provas escritas de espanhol e de francês.

Cada uma das fases será realizada simultaneamente nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP e Vitória/ES.

A prova objetiva será aplicada no dia 8 de março, em duas etapas: a primeira às 8h30min, com duração de 3h30min, e a segunda às 15h (horário oficial de Brasília/DF), também com duração de 3h30min.

Na data provável de 20 de fevereiro de 2009, os locais de realização da prova objetiva serão publicados no Diário Oficial da União, e divulgados na internet, no site.

Continua depois da publicidade

As informações são do site G1.