Em toda a Grande Florianópolis, muitas pessoas estão mobilizadas para ajudar quem mais precisa durante o período de quarentena, devido ao coronavírus. São diversas iniciativas acontecendo, promovidas por ONGs e movimentos sociais, que buscam levar alimentação e itens de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Continua depois da publicidade
Pensando em fortalecer e apoiar a sociedade civil organizada, para divulgar as ações que buscam minimizar os efeitos da Covid-19, o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) elaborou um mapeamento colaborativo e já identificou mais de 20 iniciativas na região.
Todas as ações mapeadas são verificadas pela equipe do ICOM, uma organização que atua há quase 15 anos no fortalecimento comunitário e recebeu duas vezes o prêmio Melhores ONGs.
Depois da checagem, o ICOM marca as iniciativas no mapa, com dados sobre quantas famílias cada uma pretende atender, em que local atua e como as pessoas podem fazer doações.
Além disso, outras ações ainda não mencionadas podem ser cadastradas. O mapeamento está disponível neste site.
Continua depois da publicidade
Apoio financeiro às iniciativas
Além de divulgar estas ações, o instituto criou uma linha de apoio emergencial para receber doações e repassar para quem faz esse trabalho. Até o momento, sete grupos já foram apoiados: Casa da Criança do Morro da Penitenciária, Casa São José, Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), Instituto Padre Vilson Groh (IVG), Quilombo Vidal Martins, Recicla Floripa e Revolução dos Baldinhos.
Com mais doações, mais grupos podem ser apoiados. Elas podem ser feitas por depósito ou transferência bancária para:
Banco: 001 – Banco do Brasil
Agência: 5201-9
Conta Corrente: 11.079-5
ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis
CNPJ. 07.756.988/0001-62
Acesse o canal Juntos Por Santa Catarina e veja outras iniciativas como esta.
