O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até o dia 10 de junho para cursos técnicos e de graduação. Ao todo, são 2.843 vagas em 80 cursos, distribuídos em 16 cidades do estado. As aulas para todos os cursos têm início no segundo semestre de 2013.

Continua depois da publicidade

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 (exceto para o curso técnico subsequente de Produção de Materiais Didáticos Bilíngue, que não possui taxa de inscrição), e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue e de baixa renda podem solicitar a isenção do pagamento dessa taxa até 15 de maio.

As inscrições devem ser feitas no site do IFSC, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. O vestibular para os cursos de graduação será realizado no dia 23 de junho. Já o exame de classificação para os cursos técnicos está marcado para o dia 30 de junho. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 15 de julho.

Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Continua depois da publicidade

Para se inscrever através do sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação, o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Novos Cursos

Neste processo seletivo, o IFSC oferece cinco novos cursos. Na Grande Florianópolis, estão abertas as inscrições para o primeiro curso de Engenharia Civil do Campus Florianópolis e para o curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação em Libras do Campus Palhoça Bilíngue. Já no Câmpus Lages, a oferta de cursos e de vagas dobrou. Agora o câmpus da serra catarinense irá ofertar também os cursos técnicos de Análises Químicas, Mecatrônica e Eletromecânica.