O Instituto Federal Catarinense (IFC) modificou a forma de ingresso para os cursos de ensino superior. Pelas novas regras, não há mais vestibular e o ingresso à graduação será feito apenas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mudança passa a valer para quem ingressar em 2015 e os futuros candidatos devem fazer a prova do Enem em 2014.
Continua depois da publicidade
:: Fique esperto: inscrições do Enem 2014 vão até 23 de maio
Agora, as duas as formas de ingresso para a graduação são via nota do Enem: metade das vagas diretamente com a nota do exame, e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que também usa o Enem para ranquear os candidatos.
Ao todo, o IFC ofertará 1.180 vagas no próximo processo seletivo, sendo 558 via Sisu e 592 pelo Enem. São 29 cursos de graduação distribuídos nos 14 campi da instituição. As aulas começam em março do ano que vem e a relação completa das vagas está disponível no site do instituto.
Continua depois da publicidade
Sobre o Enem
As provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O exame é formado por 180 questões, além da redação.
No primeiro dia (sábado) serão aplicadas 45 questões de Ciências Humanas e da Natureza. No dia seguinte (domingo), são mais 45 questões de Linguagens e Matemática, além da redação. As provas começam às 13h (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.
Atualmente, o exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.
Continua depois da publicidade
Além disso, o Enem pode ser usado para solicitar financiamento por meio do Fundo de Finaciamento Estudantil (Fies) e para participar do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que seleciona estudantes para vagas gratuitas em cursos técnicos.