O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) iniciou neste fim de semana a série de ações programadas para recuperar área atingida por incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis. O fogo destruiu cerca de 800 hectares. Neste sábado (21), data que celebra o Dia da Árvore, foram plantadas cerca de 200 mudas na região. A ação contou com ajuda de mais de 100 pessoas da comunidade, segundo o instituto.
Continua depois da publicidade
O IMA destacou a iniciativa nas redes sociais:
No próximo sábado (28), integrantes das equipes que atuam no parque, representantes da comunidade e voluntários vão percorrer as estradas no entorno da unidade para fazer a retirada de lixo. A iniciativa tem como objetivo não apenas limpar, mas também conscientizar as pessoas para não depositem materiais no local.
Continua depois da publicidade
O IMA vai elaborar ainda projeto de monitoramento de fauna e de reposição florestal com provável criação de viveiro de mudas. Além disso, também está programada a continuidade do trabalho de retiradas de pinus do Parque, principalmente, da região atingida pelo fogo.
O planejamento de ações para restauração da área queimada foi elaborado durante reunião que ocorreu na última sexta-feira (13), um dia após o controle do incêndio no Parque. O encontro contou com a participação da comunidade, profissionais do IMA e Instituto Çarakura que faz a co-gestão da Unidade de Conservação.
O incêndio
O Parque da Serra do Tabuleiro sofreu com um forte incêndio na primeira metade de setembro. O fogo destruiu cerca de 800 hectares, segundo o IMA. Uma força-tarefa formada por Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental atuou para combater as chamas.
Todos os anos são registrados focos de incêndio no local. Porém, nesta ocasião, em virtude da estiagem e fortes ventos, as chamas se alastraram com maior intensidade e rapidez, tornando difícil o trabalho de combate.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, e depois do uso de mais de 200 mil litros de água por terra e com o apoio dos helicópteros Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e Águia, da Polícia Militar, o fogo foi controlado. As informações são do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).